00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CECA - CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CECA
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Tipo: Dissertação
Título: Fontes de energia numa perspectiva interdisciplinar baseado nas competências e habilidades do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM
Título(s) alternativo(s): Sources of energy from an interdisciplinary perspective based on the skills and abilities of the National Teaching Examination Medium - ENEM
Autor(es): Correia, Kessiane de Souza
Primeiro Orientador: Lyra, Guilherme Bastos
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Torres, Vera Dubeux
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Felipe Thiago Caldeira de
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira Junior, Ricardo Araujo
Resumo: Os debates sobre fontes de energia tem se intensificado devido às questões ambientais atuais. Faz-se necessário, portanto, levar esse tema aos alunos do Ensino básico, dentro do contexto exigido nas competências e habilidades do Exame Nacional do Ensino Médio. Esse material tem o objetivo de discutir as fontes de energia como com uma linguagem simples e acessível aos alunos do Ensino médio promovendo a interdisciplinaridade entre as disciplinas de física, química, história e geografia, e promovendo a iniciação científica através da pesquisa sobre essas fontes. O trabalho foi desenvolvido a partir do conceito básico de energia, que é a capacidade de produzir trabalho, ela pode ser transformada, transmitida e absorvida. A energia foi e é responsável pelo desenvolvimento das civilizações antigas e modernas e contemporâneas. A primeira revolução industrial foi marcada pela utilização em larga escala do carvão mineral, a segunda revolução industrial ficou marcada pela descoberta do petróleo e a transformação da energia em eletricidade. A partir de então as sociedades intensificaram o consumo das fontes de energia e dos produtos provenientes de sua utilização com o desenvolvimento industrial, o petróleo assumiu a posição de principal fonte energética, porém em 1973 com a crise, fez-se necessário repensar a dependência dessa fonte, buscando fontes alternativas que minimizassem essa dependência. As fontes renováveis passaram a ganhar mais enfoque e a serem estudadas e desenvolvidas a partir dessa crise. Nesse contexto o Brasil saiu a frente com a criação do PROÁLCOOL, com a produção de etanol a partir da cana de açúcar, como um combustível capaz de diminuir a dependência dos combustíveis fósseis além de ser um combustível limpo e renovável. Nesse trabalho fora feita uma abordagem das diversas fontes de energia dividindo-as em dois grupos: Não renováveis e renováveis com enfoque as energias proveniente da Biomassa residual, dentro de um contexto interdisciplinar, destacando aspectos históricos, geográficos, físicos e químicos das mais diversas fontes de energia abordadas neste estudo.
Abstract: Discussions on energy sources has intensified due to current environmental issues. Therefore, it is necessary to take this matter to students of basic education, within the required context of the National Secondary Education Examination (ENEM) as well as its capabilities and skills. This material aims at discussing the energy sources as a simple and accessible language to high school students promoting interdisciplinarity among physics, chemistry, history and geography, and promoting scientific initiation through research on energy sources. This work was developed as of the basic concept of energy, which is the ability to produce work, it can be transformed, transmitted and absorbed. The energy was and still is responsible for the development of ancient, modern and contemporary civilizations. The first industrial revolution was marked by large-scale use of coal, the second industrial revolution was marked by the discovery of oil and the transformation of energy into electricity. Since then, with industrial development, societies have intensified the consumption of energy sources and products from its use. Oil took over the position of main energy source, but with the crisis in 1973, it was necessary to rethink over the dependence on this source, seeking alternative sources that would minimize this dependency. Renewable sources began to gain more focus and to be studied and developed from that crisis on. In this context, Brazil went ahead with the creation of PROÁLCOOL (proalcohol), with the production of ethanol out of sugar cane as a fuel capable of reducing dependence on fossil fuels as well as being a clean, renewable fuel. This work addresses different sources of energy, dividing them into two groups: Nonrenewable and renewable, focusing the energy from the residual biomass, within na interdisciplinary context, highlighting historical, geographical, physical and chemical aspects of the various energy sources discussed in this study.
Palavras-chave: Fontes não renováveis - Estudo e ensino
Fontes renováveis - Estudo e ensino
Biomassa
ENEM
Interdisciplinaridade
Non-renewable sources - Study and teaching
Renewable sources - Study and teaching
Biomass
National High School Exam
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL::ENERGIA DE BIOMASSA FLORESTAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Energia da Biomassa
Citação: CORREIA, Kessiane de Souza. Fontes de energia numa perspectiva interdisciplinar baseado nas competências e habilidades do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. 2022. 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Energia da Biomassa) – Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação Profissional em Energia da Biomassa, Universidade Federal de Alagoas, Rio Largo, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13956
Data do documento: 5-abr-2016
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