Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13669
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Metodologias ativas no ensino-aprendizagem de língua latina para brasileiros: potencialidades e proposições |
Autor(es): | Vieira, Felipe Ramon Neves |
Primeiro Orientador: | Santos, Cezar Alexandre Neri |
metadata.dc.contributor.referee1: | Simões, Vivian Gregores Carneiro Leão |
metadata.dc.contributor.referee2: | Voss, Lílian Kelly de Almeida Figueiredo |
Resumo: | O processo de ensino-aprendizagem de línguas clássicas, em especial de latim, tem se configurado de forma tradicional ao longo dos milênios, com uso de abordagens pedagógicas nas quais o discente mantém uma postura passiva, muitas vezes se opondo à incorporação de métodos e práticas que propiciam ao aluno o protagonismo e a autonomia na construção do saber. Nas últimas décadas, contudo, identificamos reflexões e aplicações com mudanças de paradigmas na busca por métodos inovadores e significativos que têm reverberado nas abordagens que norteiam manuais didáticos e práticas de ensino-aprendizagem. Buscamos, considerando esse cenário, debater o uso de Metodologias Ativas para o ensino-aprendizagem da língua latina por brasileiros, investigando potencialidades de multiletramentos e propondo atividades via Sequências Didáticas. A metodologia utilizada foi de caráter bibliográfico, via pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Esse trabalho pretende demonstrar que as Metodologias Ativas são métodos eficientes e que as Tecnologias Digitais, em geral, têm potencial para proporcionar a docentes e discentes possibilidades de expressão, de compartilhamento e de pesquisa, que se concretizam no envolvimento reflexivo e participativo do aluno diante do estudo da língua, da literatura e da cultura latinas. |
Abstract: | Teaching-learning of classical languages, especially Latin, has been characterized as traditional over the millenniums, with the use of pedagogical approaches in which the learner maintains a passive posture, often opposing the incorporation of methods and practices that provide the student with protagonism and autonomy in the construction of knowledge. However, in the last decades, we have identified reflections and applications with paradigm shifts in the search for innovative and meaningful methods that have had an impact on the approaches that guide textbooks and teaching-learning practices. Considering this scenario, we seek to discuss the use of Active Methodologies for the teaching-learning of the Latin language by Brazilians, investigating potentialities of multi-literacies and proposing activities through Didactic Sequences. The methodology used was bibliographic, through exploratory research with a qualitative approach. It was concluded that Active Methodologies are efficient methods and that Digital Technologies, in general, have the potential to provide teachers and students with possibilities of expression, sharing and research, which is materialized in the reflexive and participative involvement of the student in the study of Latin language, literature and culture. |
Palavras-chave: | Língua latina Ensino e aprendizagem Latim Metodologias ativas Tecnologias digitais Didática do latim Latin Language Active Methodologies Teaching-learning Didactics of Latin |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Português) - Licenciatura |
Citação: | VIEIRA, Felipe Ramon Neves. Metodologias ativas no ensino-aprendizagem de língua latina para brasileiros: potencialidades e proposições. 70 f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13669 |
Data do documento: | 17-nov-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Metodologias ativas no ensino-aprendizagem de língua latina para brasileiros potencialidades e proposições.pdf | 733.17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.