06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13669
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Cezar Alexandre Neri-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6218313606015422pt_BR
dc.contributor.referee1Simões, Vivian Gregores Carneiro Leão-
dc.contributor.referee2Voss, Lílian Kelly de Almeida Figueiredo-
dc.creatorVieira, Felipe Ramon Neves-
dc.date.accessioned2024-07-23T15:47:00Z-
dc.date.available2024-07-23-
dc.date.available2024-07-23T15:47:00Z-
dc.date.issued2022-11-17-
dc.identifier.citationVIEIRA, Felipe Ramon Neves. Metodologias ativas no ensino-aprendizagem de língua latina para brasileiros: potencialidades e proposições. 70 f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13669-
dc.description.abstractTeaching-learning of classical languages, especially Latin, has been characterized as traditional over the millenniums, with the use of pedagogical approaches in which the learner maintains a passive posture, often opposing the incorporation of methods and practices that provide the student with protagonism and autonomy in the construction of knowledge. However, in the last decades, we have identified reflections and applications with paradigm shifts in the search for innovative and meaningful methods that have had an impact on the approaches that guide textbooks and teaching-learning practices. Considering this scenario, we seek to discuss the use of Active Methodologies for the teaching-learning of the Latin language by Brazilians, investigating potentialities of multi-literacies and proposing activities through Didactic Sequences. The methodology used was bibliographic, through exploratory research with a qualitative approach. It was concluded that Active Methodologies are efficient methods and that Digital Technologies, in general, have the potential to provide teachers and students with possibilities of expression, sharing and research, which is materialized in the reflexive and participative involvement of the student in the study of Latin language, literature and culture.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua latinapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectLatimpt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectDidática do latimpt_BR
dc.subjectLatin Languagept_BR
dc.subjectActive Methodologiespt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.subjectDidactics of Latinpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleMetodologias ativas no ensino-aprendizagem de língua latina para brasileiros: potencialidades e proposiçõespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO processo de ensino-aprendizagem de línguas clássicas, em especial de latim, tem se configurado de forma tradicional ao longo dos milênios, com uso de abordagens pedagógicas nas quais o discente mantém uma postura passiva, muitas vezes se opondo à incorporação de métodos e práticas que propiciam ao aluno o protagonismo e a autonomia na construção do saber. Nas últimas décadas, contudo, identificamos reflexões e aplicações com mudanças de paradigmas na busca por métodos inovadores e significativos que têm reverberado nas abordagens que norteiam manuais didáticos e práticas de ensino-aprendizagem. Buscamos, considerando esse cenário, debater o uso de Metodologias Ativas para o ensino-aprendizagem da língua latina por brasileiros, investigando potencialidades de multiletramentos e propondo atividades via Sequências Didáticas. A metodologia utilizada foi de caráter bibliográfico, via pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Esse trabalho pretende demonstrar que as Metodologias Ativas são métodos eficientes e que as Tecnologias Digitais, em geral, têm potencial para proporcionar a docentes e discentes possibilidades de expressão, de compartilhamento e de pesquisa, que se concretizam no envolvimento reflexivo e participativo do aluno diante do estudo da língua, da literatura e da cultura latinas.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Metodologias ativas no ensino-aprendizagem de língua latina para brasileiros potencialidades e proposições.pdf733.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.