Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13653
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Utilização de videoaulas no ensino de sociologia no Ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | Use of video classes in teaching sociology in High school |
Autor(es): | Silva, Diogo de Souza |
Primeiro Orientador: | Feijó, Fernanda |
metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira Junior, José de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Júlio Cezar Gaudêncio da |
Resumo: | O seguinte trabalho é um relatório de ensino que tem por objetivo analisar a utilização de vídeo-aulas no processo de ensino da disciplina de sociologia no ensino médio. Primeira é feito uma revisão teórica trazendo alguns dados quantitativos sobre a utilização de tecnologias de informação e comunicação (TICs), o impacto que elas têm na nossa sociedade, e como mudaram a nossa sociedade e educação escolar. Depois é feito uma revisão de literatura sobre a utilização de recursos imagéticos na produção de conhecimento social, e como esses recursos podem ser utilizados no ensino de sociologia. Em seguida é feito uma revisão de literatura sobre uso de video-aulas e o uso da plataforma YouTube no processo de ensino e aprendizado. Posteriormente é feito uma aplicação prática de vídeo-aulas dentro de algumas aulas para o ensino médio, que foram ministradas no contexto de estágio, e é feito uma análise utilizando referencial teórico da aplicação dessas video-aulas. |
Abstract: | The following work is a teaching report that aims to analyze the use of video classes in the teaching process of the subject of sociology in high school. First, a theoretical review is carried out, bringing some quantitative data on the use of information and communication technologies (ICTs), the impact they have on our society, and how they have changed our society and school education. Afterwards, a literature review is carried out on the use of imagery resources in the production of social knowledge, and how these resources can be used in the teaching of sociology. Next, a literature review is carried out on the use of video classes and the use of the YouTube platform in the teaching and learning process. Subsequently, a practical application of video classes is made within some high school classes, which were taught in the context of an internship, and an analysis is made using a theoretical framework for the application of these video classes. |
Palavras-chave: | Videoaula Ensino de sociologia – Ensino médio Tecnologias de Informação e Comunicação Recursos imagéticos YouTube (Recursos eletrônico) Video classes Teaching sociology – High school Information and Communication Technologies (ICTs) Imagery Resources YouTube (Electronic Resources) |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Ciências Sociais - Licenciatura |
Citação: | SILVA, Diogo de Souza. Utilização de videoaulas no ensino de sociologia no Ensino médio. 2024. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13653 |
Data do documento: | 23-out-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Utilização de videoaulas no ensino de sociologia no Ensino médio.pdf | Utilização de videoaulas no ensino de sociologia no ensino médio | 1.01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.