00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13653
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Feijó, Fernanda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2527600073071110pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira Junior, José de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3959823173395982pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Júlio Cezar Gaudêncio da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3980009343505300pt_BR
dc.creatorSilva, Diogo de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2141524950066874pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-22T16:46:01Z-
dc.date.available2024-07-22-
dc.date.available2024-07-22T16:46:01Z-
dc.date.issued2023-10-23-
dc.identifier.citationSILVA, Diogo de Souza. Utilização de videoaulas no ensino de sociologia no Ensino médio. 2024. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13653-
dc.description.abstractThe following work is a teaching report that aims to analyze the use of video classes in the teaching process of the subject of sociology in high school. First, a theoretical review is carried out, bringing some quantitative data on the use of information and communication technologies (ICTs), the impact they have on our society, and how they have changed our society and school education. Afterwards, a literature review is carried out on the use of imagery resources in the production of social knowledge, and how these resources can be used in the teaching of sociology. Next, a literature review is carried out on the use of video classes and the use of the YouTube platform in the teaching and learning process. Subsequently, a practical application of video classes is made within some high school classes, which were taught in the context of an internship, and an analysis is made using a theoretical framework for the application of these video classes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Sociais - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVideoaulapt_BR
dc.subjectEnsino de sociologia – Ensino médiopt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectRecursos imagéticospt_BR
dc.subjectYouTube (Recursos eletrônico)pt_BR
dc.subjectVideo classespt_BR
dc.subjectTeaching sociology – High schoolpt_BR
dc.subjectInformation and Communication Technologies (ICTs)pt_BR
dc.subjectImagery Resourcespt_BR
dc.subjectYouTube (Electronic Resources)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISpt_BR
dc.titleUtilização de videoaulas no ensino de sociologia no Ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeUse of video classes in teaching sociology in High schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO seguinte trabalho é um relatório de ensino que tem por objetivo analisar a utilização de vídeo-aulas no processo de ensino da disciplina de sociologia no ensino médio. Primeira é feito uma revisão teórica trazendo alguns dados quantitativos sobre a utilização de tecnologias de informação e comunicação (TICs), o impacto que elas têm na nossa sociedade, e como mudaram a nossa sociedade e educação escolar. Depois é feito uma revisão de literatura sobre a utilização de recursos imagéticos na produção de conhecimento social, e como esses recursos podem ser utilizados no ensino de sociologia. Em seguida é feito uma revisão de literatura sobre uso de video-aulas e o uso da plataforma YouTube no processo de ensino e aprendizado. Posteriormente é feito uma aplicação prática de vídeo-aulas dentro de algumas aulas para o ensino médio, que foram ministradas no contexto de estágio, e é feito uma análise utilizando referencial teórico da aplicação dessas video-aulas.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Utilização de videoaulas no ensino de sociologia no Ensino médio.pdfUtilização de videoaulas no ensino de sociologia no ensino médio1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.