00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13554
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Melo, Vanio Fragoso de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9682146246826453pt_BR
dc.contributor.referee1Guerra, Ediel Azevedo-
dc.contributor.referee2Silva, Elaine Cristine de Souza-
dc.creatorSantos, Carolina Barbosa dos-
dc.date.accessioned2024-07-09T15:57:02Z-
dc.date.available2024-07-08-
dc.date.available2024-07-09T15:57:02Z-
dc.date.issued2023-10-25-
dc.identifier.citationSANTOS, Carolina Barbosa dos. Resolução de problemas: caminhos para se trabalhar com a resolução de problemas matemáticos em sala de aula. 2024. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13554-
dc.description.abstractBearing in mind the search for professional improvement in relation to active learning methodologies, especially problem-based learning, and the desire to discover methodologies that work on solving mathematical problems, in order to bring to the classroom teaching forms that awaken in the student the desire for Mathematics, the present work deals with problem solving methods, in order to analyze the problem solving methods “about”, “for” and “through” the resolution of mathematical problems. Therefore, it was necessary to make a brief history about the emergence of problem solving as a methodology; differentiate exercise, contextualized question and mathematical problems; characterize the resolution of mathematical problems in official documents; and, describe and analyze the types of problem solving methodologies (about, for and through problem solving), in an article and two master's dissertations. A bibliographical research was then carried out. In view of this, it was found that problem solving methods, teaching about problem solving, teaching Mathematics to solve problems and teaching Mathematics through problem solving, develop in the student the ability to create strategies in order to solve mathematical problems, lead to student to build new knowledge from problems and develop skills in the student so that he can apply the Mathematics studied. Through this research, it was possible to envision an effective contribution to the training of education professionals who yearn for a more attractive, more challenging, meaningful Mathematics class that awakens in the student the desire to study Mathematics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Matemática - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetodologias ativas de aprendizagempt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectActive learning methodologiespt_BR
dc.subjectLearning-basedpt_BR
dc.subjectProblem solvingpt_BR
dc.subjectMathematics – Study and teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleResolução de problemas: caminhos para se trabalhar com a resolução de problemas matemáticos em sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoTendo em vista a busca pelo aperfeiçoamento profissional em relação às metodologias ativas de aprendizagem, em especial o aprendizado por problemas, e o desejo de conhecer metodologias que trabalhassem a resolução de problemas matemáticos para desenvolver ações em sala de aula que despertem no aluno o desejo pela Matemática, o presente trabalho trata-se de uma análise dos métodos de resolução de problemas “sobre”, “para” e “através” da resolução de problemas matemáticos. Para tanto, foi necessário diferenciar exercício, questão contextualizada e problemas matemáticos; caracterizar a resolução de problemas matemáticos nos documentos oficiais; e descrever e analisar os tipos de metodologias de resolução de problemas (sobre, para e através da resolução de problemas), em um artigo e duas dissertações de mestrado. Realizou-se, então, uma pesquisa bibliográfica. Diante disso, verificou-se que os métodos de resolução de problemas, ensinar sobre resolução de problemas, ensinar Matemática para resolver problemas e ensinar Matemática através da resolução de problemas desenvolvem no aluno as habilidades necessárias para a criação de estratégias que o ajude a resolver problemas matemáticos, levam o aluno a construir novos conhecimentos a partir de problemas e desenvolvem no aluno habilidades para que ele consiga aplicar a Matemática estudada. Por meio desta pesquisa, foi possível vislumbrar uma eficaz contribuição para a formação de profissionais da educação que anseiam por uma aula de Matemática mais atrativa, mais desafiadora, significativa e que desperte no aluno o desejo de estudar Matemática.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.