Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13523
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educação inclusiva: conhecendo os desafios enfrentados por alunos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) |
Título(s) alternativo(s): | Inclusive education: understanding the challenges faced by students with attention deficit hyperactvity disorder (ADHD) |
Autor(es): | Berto, Gabriela Vilela Silva, Jaciara Ingrid Souza da |
Primeiro Orientador: | Silva, Marco Antonio Santos da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ferraz, Eraldo de Souza |
metadata.dc.contributor.referee2: | Barros, Abdizia Maria Alves |
Resumo: | Este presente artigo tem como objetivo conhecer os desafios ainda presentes na implementação da Educação Inclusiva relacionados aos indivíduos com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Nessa pesquisa foi identificado uma série de obstáculos presentes e que geram impacto no processo de ensino/aprendizagem do indivíduo com TDAH, por isso buscamos entender as barreiras a partir dos conceitos fundamentais da inclusão, sua história, o que é o TDAH, sua relação com a escola, a legislação pertinente e a estrutura disponibilizada, para que assim seja possível identificar as possíveis soluções para a resolução da problemática, a fim de termos um espaço igualitário de valorização das diferenças na escola de forma inclusiva, acolhendo a diversidade e maneira significativa. Esse trabalho nos possibilitou entender que a adaptação constante das práticas pedagógicas e a promoção de uma cultura inclusiva tendem alcançar os seus objetivos quando os requisitos mínimos são atendidos e mantidos durante todo o processo. |
Palavras-chave: | Educação Inclusiva Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | BERTO, Gabriela Vilela; SILVA, Jaciara Ingrid Souza da. Educação inclusiva: conhecendo os desafios enfrentados por alunos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). 2024. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13523 |
Data do documento: | 20-dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA ENSINO A DISTÂNCIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educação inclusiva @ conhecendo os desafios enfrentados por alunos com transtorno do deficit de atenção e hiperatividade TDAH (1).pdf | 978.83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.