00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA ENSINO A DISTÂNCIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13523
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação inclusiva: conhecendo os desafios enfrentados por alunos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Título(s) alternativo(s): Inclusive education: understanding the challenges faced by students with attention deficit hyperactvity disorder (ADHD)
Autor(es): Berto, Gabriela Vilela
Silva, Jaciara Ingrid Souza da
Primeiro Orientador: Silva, Marco Antonio Santos da
metadata.dc.contributor.referee1: Ferraz, Eraldo de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Barros, Abdizia Maria Alves
Resumo: Este presente artigo tem como objetivo conhecer os desafios ainda presentes na implementação da Educação Inclusiva relacionados aos indivíduos com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Nessa pesquisa foi identificado uma série de obstáculos presentes e que geram impacto no processo de ensino/aprendizagem do indivíduo com TDAH, por isso buscamos entender as barreiras a partir dos conceitos fundamentais da inclusão, sua história, o que é o TDAH, sua relação com a escola, a legislação pertinente e a estrutura disponibilizada, para que assim seja possível identificar as possíveis soluções para a resolução da problemática, a fim de termos um espaço igualitário de valorização das diferenças na escola de forma inclusiva, acolhendo a diversidade e maneira significativa. Esse trabalho nos possibilitou entender que a adaptação constante das práticas pedagógicas e a promoção de uma cultura inclusiva tendem alcançar os seus objetivos quando os requisitos mínimos são atendidos e mantidos durante todo o processo.
Palavras-chave: Educação Inclusiva
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: BERTO, Gabriela Vilela; SILVA, Jaciara Ingrid Souza da. Educação inclusiva: conhecendo os desafios enfrentados por alunos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). 2024. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13523
Data do documento: 20-dez-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA ENSINO A DISTÂNCIA - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.