00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA ENSINO A DISTÂNCIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13523
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Marco Antonio Santos da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0009-0008-5671-9918pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5618668262057453pt_BR
dc.contributor.referee1Ferraz, Eraldo de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3129064769842986pt_BR
dc.contributor.referee2Barros, Abdizia Maria Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8978186925444582pt_BR
dc.creatorBerto, Gabriela Vilela-
dc.creatorSilva, Jaciara Ingrid Souza da-
dc.date.accessioned2024-04-18T18:10:47Z-
dc.date.available2024-04-18-
dc.date.available2024-04-18T18:10:47Z-
dc.date.issued2023-12-20-
dc.identifier.citationBERTO, Gabriela Vilela; SILVA, Jaciara Ingrid Souza da. Educação inclusiva: conhecendo os desafios enfrentados por alunos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). 2024. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13523-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectTranstorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.titleEducação inclusiva: conhecendo os desafios enfrentados por alunos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)pt_BR
dc.title.alternativeInclusive education: understanding the challenges faced by students with attention deficit hyperactvity disorder (ADHD)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste presente artigo tem como objetivo conhecer os desafios ainda presentes na implementação da Educação Inclusiva relacionados aos indivíduos com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Nessa pesquisa foi identificado uma série de obstáculos presentes e que geram impacto no processo de ensino/aprendizagem do indivíduo com TDAH, por isso buscamos entender as barreiras a partir dos conceitos fundamentais da inclusão, sua história, o que é o TDAH, sua relação com a escola, a legislação pertinente e a estrutura disponibilizada, para que assim seja possível identificar as possíveis soluções para a resolução da problemática, a fim de termos um espaço igualitário de valorização das diferenças na escola de forma inclusiva, acolhendo a diversidade e maneira significativa. Esse trabalho nos possibilitou entender que a adaptação constante das práticas pedagógicas e a promoção de uma cultura inclusiva tendem alcançar os seus objetivos quando os requisitos mínimos são atendidos e mantidos durante todo o processo.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA ENSINO A DISTÂNCIA - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.