Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13305
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Uma análise do conteúdo de acústica nos livros didáticos do PNLD |
Autor(es): | Silva, Erik Tenório Marcionilo da |
Primeiro Orientador: | Nascimento, Elton Malta |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Anderson Rafael Correia Buarque da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Almeida, Guilherme Martins Alves de |
Resumo: | Tendo em vista que para lecionar física, um professor se apropria estritamente de seu material didático que por muitas vezes são os livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), nos ocorre que em sua grande maioria, os livros apresentam o conteúdo de modos normais de vibração de maneira muito superficial, de forma que se acredita deixar o estudante com mais dúvidas ainda. Perguntas como: Qual é o número do harmônico que está vibrando na corda de um violão? por exemplo, não são respondidas de maneira muito clara. Neste percurso, analisamos alguns livros aprovados pelo PNLD durante os últimos anos, e observamos que os textos pouco evoluíram conforme o passar das edições. Desta maneira, apresentamos algumas propostas de como contornar a carência de conteúdo presente nos livros didáticos, mencionando alguns conceitos que julgamos pertinentes para o estímulo da curiosidade científica do aluno. |
Abstract: | Bearing in mind that to teach physics, a teacher strictly appropriates his teaching material, which are often books approved by the National Didactic Book Program (PNLD), it occurs to us that the vast majority of books present content in different way's vibration normal in a very superficial way, in a way that is believed to leave the student with even more doubts. Questions like: What is the harmonic number that is vibrating on a guitar string? For example, are not answered very clearly. Along the way, we analyzed some books approved by the PNLD over the last few years, and we observed that the texts evolved little as the editions went by. In this way, we present some proposals on how to overcome the lack of content present in textbooks, mentioning some concepts that we deem relevant for stimulating the student's scientific curiosity. |
Palavras-chave: | Livros didáticos - Física Ondas sonoras e vibrações Ensino e aprendizagem Cordas vibrantes Sound waves Textbook Vibrating strings Teaching and learning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Física - Licenciatura |
Citação: | SILVA, Erik Tenório Marcionilo da. Uma análise do conteúdo de acústica nos livros didáticos do PNLD. 2024. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13305 |
Data do documento: | 20-out-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FÍSICA - IF |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Uma análise do conteúdo de acústica nos livros didáticos do PNLD.pdf | Uma análise do conteúdo de acústica nos livros didáticos do PNLD | 907.03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.