00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FÍSICA - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13305
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uma análise do conteúdo de acústica nos livros didáticos do PNLD
Autor(es): Silva, Erik Tenório Marcionilo da
Primeiro Orientador: Nascimento, Elton Malta
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Anderson Rafael Correia Buarque da
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Guilherme Martins Alves de
Resumo: Tendo em vista que para lecionar física, um professor se apropria estritamente de seu material didático que por muitas vezes são os livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), nos ocorre que em sua grande maioria, os livros apresentam o conteúdo de modos normais de vibração de maneira muito superficial, de forma que se acredita deixar o estudante com mais dúvidas ainda. Perguntas como: Qual é o número do harmônico que está vibrando na corda de um violão? por exemplo, não são respondidas de maneira muito clara. Neste percurso, analisamos alguns livros aprovados pelo PNLD durante os últimos anos, e observamos que os textos pouco evoluíram conforme o passar das edições. Desta maneira, apresentamos algumas propostas de como contornar a carência de conteúdo presente nos livros didáticos, mencionando alguns conceitos que julgamos pertinentes para o estímulo da curiosidade científica do aluno.
Abstract: Bearing in mind that to teach physics, a teacher strictly appropriates his teaching material, which are often books approved by the National Didactic Book Program (PNLD), it occurs to us that the vast majority of books present content in different way's vibration normal in a very superficial way, in a way that is believed to leave the student with even more doubts. Questions like: What is the harmonic number that is vibrating on a guitar string? For example, are not answered very clearly. Along the way, we analyzed some books approved by the PNLD over the last few years, and we observed that the texts evolved little as the editions went by. In this way, we present some proposals on how to overcome the lack of content present in textbooks, mentioning some concepts that we deem relevant for stimulating the student's scientific curiosity.
Palavras-chave: Livros didáticos - Física
Ondas sonoras e vibrações
Ensino e aprendizagem
Cordas vibrantes
Sound waves
Textbook
Vibrating strings
Teaching and learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Física - Licenciatura
Citação: SILVA, Erik Tenório Marcionilo da. Uma análise do conteúdo de acústica nos livros didáticos do PNLD. 2024. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13305
Data do documento: 20-out-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FÍSICA - IF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma análise do conteúdo de acústica nos livros didáticos do PNLD.pdfUma análise do conteúdo de acústica nos livros didáticos do PNLD907.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.