Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13006
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | PNLD 2021: conhecendo os livros didáticos da área de ciências humanas |
Autor(es): | Costa, Luis Felipe da Silva |
Primeiro Orientador: | Almeida, Jacqueline Praxedes de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Cirlene Jeane Santos e |
metadata.dc.contributor.referee2: | Calazans, Denis Rocha |
Resumo: | As recentes mudanças aplicadas na etapa do Ensino Médio caracterizaram alterações na estrutura e no processo de escolha de novos livros didáticos, que passaram a ser utilizados em 2022 nas escolas públicas do país. A presente pesquisa analisou as mudanças ocorridas nos livros didáticos disponibilizados no PNLD 2021 (Objeto2), investigando se as obras apresentam os conteúdos, as categorias e os conceitos essenciais da disciplina de Geografia para o Ensino Médio, bem como o posicionamento dos professores da área a respeito das alterações vigentes. Através de um roteiro de análise elaborado, foram investigadas 8 coleções de livros da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA) para a etapa do Ensino Médio: Conexões – Editora Moderna; Moderna Plus – Editora Moderna; Identidade – Editora Moderna; Diálogos – Editora Ática; Multiversos – Editora FTD; 6. Prisma – Editora FTD; Interação – Editora do Brasil, e Módulos – Editora AJS, as quais apresentam 6 volumes cada. Dentre os resultados obtidos, constatou-se uma nítida perda de espaço nos materiais para as discussões, apresentação e aprofundamento dos conteúdos, além de uma insuficiente e reduzida menção ao profissional com formação em Geografia para mediar os conteúdos no decorrer das coleções. Neste sentido, pôde-se concluir a existência de um cenário crítico quanto ao tratamento das disciplinas da área de Ciências Humanas neste novo formato do Ensino Médio e nos materiais que estão sendo produzidos e distribuídos nas escolas, sobretudo, para a Geografia. |
Palavras-chave: | Livros didáticos - Análise Geografia (Ensino médio) Programa Nacional do Livro Didático (Brasil) Ciências Humanas e Sociais Textbooks - Analysis Geography (High school) National Textbook Program (Brazil) Humanities and Social Sciences |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Geografia - Licenciatura |
Citação: | COSTA, Luis Felipe da Silva. PNLD 2021: conhecendo os livros didáticos da área de ciências humanas. 2024. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13006 |
Data do documento: | 20-jul-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PNLD 2021: conhecendo os livros didáticos da área de ciências humanas.pdf | 2.47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.