00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13006
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: PNLD 2021: conhecendo os livros didáticos da área de ciências humanas
Autor(es): Costa, Luis Felipe da Silva
Primeiro Orientador: Almeida, Jacqueline Praxedes de
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Cirlene Jeane Santos e
metadata.dc.contributor.referee2: Calazans, Denis Rocha
Resumo: As recentes mudanças aplicadas na etapa do Ensino Médio caracterizaram alterações na estrutura e no processo de escolha de novos livros didáticos, que passaram a ser utilizados em 2022 nas escolas públicas do país. A presente pesquisa analisou as mudanças ocorridas nos livros didáticos disponibilizados no PNLD 2021 (Objeto2), investigando se as obras apresentam os conteúdos, as categorias e os conceitos essenciais da disciplina de Geografia para o Ensino Médio, bem como o posicionamento dos professores da área a respeito das alterações vigentes. Através de um roteiro de análise elaborado, foram investigadas 8 coleções de livros da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA) para a etapa do Ensino Médio: Conexões – Editora Moderna; Moderna Plus – Editora Moderna; Identidade – Editora Moderna; Diálogos – Editora Ática; Multiversos – Editora FTD; 6. Prisma – Editora FTD; Interação – Editora do Brasil, e Módulos – Editora AJS, as quais apresentam 6 volumes cada. Dentre os resultados obtidos, constatou-se uma nítida perda de espaço nos materiais para as discussões, apresentação e aprofundamento dos conteúdos, além de uma insuficiente e reduzida menção ao profissional com formação em Geografia para mediar os conteúdos no decorrer das coleções. Neste sentido, pôde-se concluir a existência de um cenário crítico quanto ao tratamento das disciplinas da área de Ciências Humanas neste novo formato do Ensino Médio e nos materiais que estão sendo produzidos e distribuídos nas escolas, sobretudo, para a Geografia.
Palavras-chave: Livros didáticos - Análise
Geografia (Ensino médio)
Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Ciências Humanas e Sociais
Textbooks - Analysis
Geography (High school)
National Textbook Program (Brazil)
Humanities and Social Sciences
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia - Licenciatura
Citação: COSTA, Luis Felipe da Silva. PNLD 2021: conhecendo os livros didáticos da área de ciências humanas. 2024. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13006
Data do documento: 20-jul-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PNLD 2021: conhecendo os livros didáticos da área de ciências humanas.pdf2.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.