Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13006
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Almeida, Jacqueline Praxedes de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8079389802609076 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Cirlene Jeane Santos e | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0895494310671478 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Calazans, Denis Rocha | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2551443152410199 | pt_BR |
dc.creator | Costa, Luis Felipe da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2102889418311608 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-07T12:38:22Z | - |
dc.date.available | 2024-02-07 | - |
dc.date.available | 2024-02-07T12:38:22Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-20 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Luis Felipe da Silva. PNLD 2021: conhecendo os livros didáticos da área de ciências humanas. 2024. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13006 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Geografia - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos - Análise | pt_BR |
dc.subject | Geografia (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Programa Nacional do Livro Didático (Brasil) | pt_BR |
dc.subject | Ciências Humanas e Sociais | pt_BR |
dc.subject | Textbooks - Analysis | pt_BR |
dc.subject | Geography (High school) | pt_BR |
dc.subject | National Textbook Program (Brazil) | pt_BR |
dc.subject | Humanities and Social Sciences | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | pt_BR |
dc.title | PNLD 2021: conhecendo os livros didáticos da área de ciências humanas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | As recentes mudanças aplicadas na etapa do Ensino Médio caracterizaram alterações na estrutura e no processo de escolha de novos livros didáticos, que passaram a ser utilizados em 2022 nas escolas públicas do país. A presente pesquisa analisou as mudanças ocorridas nos livros didáticos disponibilizados no PNLD 2021 (Objeto2), investigando se as obras apresentam os conteúdos, as categorias e os conceitos essenciais da disciplina de Geografia para o Ensino Médio, bem como o posicionamento dos professores da área a respeito das alterações vigentes. Através de um roteiro de análise elaborado, foram investigadas 8 coleções de livros da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA) para a etapa do Ensino Médio: Conexões – Editora Moderna; Moderna Plus – Editora Moderna; Identidade – Editora Moderna; Diálogos – Editora Ática; Multiversos – Editora FTD; 6. Prisma – Editora FTD; Interação – Editora do Brasil, e Módulos – Editora AJS, as quais apresentam 6 volumes cada. Dentre os resultados obtidos, constatou-se uma nítida perda de espaço nos materiais para as discussões, apresentação e aprofundamento dos conteúdos, além de uma insuficiente e reduzida menção ao profissional com formação em Geografia para mediar os conteúdos no decorrer das coleções. Neste sentido, pôde-se concluir a existência de um cenário crítico quanto ao tratamento das disciplinas da área de Ciências Humanas neste novo formato do Ensino Médio e nos materiais que estão sendo produzidos e distribuídos nas escolas, sobretudo, para a Geografia. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PNLD 2021: conhecendo os livros didáticos da área de ciências humanas.pdf | 2.47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.