00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Almeida, Jacqueline Praxedes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8079389802609076pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Cirlene Jeane Santos e-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0895494310671478pt_BR
dc.contributor.referee2Calazans, Denis Rocha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2551443152410199pt_BR
dc.creatorCosta, Luis Felipe da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2102889418311608pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-07T12:38:22Z-
dc.date.available2024-02-07-
dc.date.available2024-02-07T12:38:22Z-
dc.date.issued2023-07-20-
dc.identifier.citationCOSTA, Luis Felipe da Silva. PNLD 2021: conhecendo os livros didáticos da área de ciências humanas. 2024. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13006-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivros didáticos - Análisept_BR
dc.subjectGeografia (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)pt_BR
dc.subjectCiências Humanas e Sociaispt_BR
dc.subjectTextbooks - Analysispt_BR
dc.subjectGeography (High school)pt_BR
dc.subjectNational Textbook Program (Brazil)pt_BR
dc.subjectHumanities and Social Sciencespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titlePNLD 2021: conhecendo os livros didáticos da área de ciências humanaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoAs recentes mudanças aplicadas na etapa do Ensino Médio caracterizaram alterações na estrutura e no processo de escolha de novos livros didáticos, que passaram a ser utilizados em 2022 nas escolas públicas do país. A presente pesquisa analisou as mudanças ocorridas nos livros didáticos disponibilizados no PNLD 2021 (Objeto2), investigando se as obras apresentam os conteúdos, as categorias e os conceitos essenciais da disciplina de Geografia para o Ensino Médio, bem como o posicionamento dos professores da área a respeito das alterações vigentes. Através de um roteiro de análise elaborado, foram investigadas 8 coleções de livros da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA) para a etapa do Ensino Médio: Conexões – Editora Moderna; Moderna Plus – Editora Moderna; Identidade – Editora Moderna; Diálogos – Editora Ática; Multiversos – Editora FTD; 6. Prisma – Editora FTD; Interação – Editora do Brasil, e Módulos – Editora AJS, as quais apresentam 6 volumes cada. Dentre os resultados obtidos, constatou-se uma nítida perda de espaço nos materiais para as discussões, apresentação e aprofundamento dos conteúdos, além de uma insuficiente e reduzida menção ao profissional com formação em Geografia para mediar os conteúdos no decorrer das coleções. Neste sentido, pôde-se concluir a existência de um cenário crítico quanto ao tratamento das disciplinas da área de Ciências Humanas neste novo formato do Ensino Médio e nos materiais que estão sendo produzidos e distribuídos nas escolas, sobretudo, para a Geografia.pt_BR
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