00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12717
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O atletismo nas aulas de educação física escolar
Título(s) alternativo(s): Athletes in school physical education classes
Autor(es): Barreto, Aryelle da Silva Santos
Primeiro Orientador: Chalita, Marco Antonio
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Karlla Emanuelle Ferreira
metadata.dc.contributor.referee2: Moura, Eriberto José Lessa de
Resumo: O presente estudo objetivou analisar a realidade escolar da prática docente de atletismo em escolas da rede municipal do Estado de Alagoas, a questão abordada foi: Qual a importância dada ao Atletismo como conteúdo de ensino na Educação Física escolar? O método de ensino utilizado nos últimos anos colabora para o afastamento dos alunos nas aulas práticas de Educação Física, em especial a modalidade de Atletismo, que na maior parte é esquecida pelos professores, que justificam o não ensino dessa modalidade por não ter material adequado, nem espaço apropriado para a prática no ambiente escolar ou até mesmo por acharem que os alunos não gostaram de aprender outros conteúdos. O estudo foi de natureza qualitativa, do tipo descritiva. Participaram da pesquisa vinte e dois (22) professores de Educação Física, que atuam no Ensino Fundamental. O instrumento utilizado foi o questionário em forma de questões abertas, realizado através do Google Forms. Concluiu – se que é dada uma maior importância ao atletismo nas aulas de educação física, apesar de todas as dificuldades, o esporte é realizado em sua maioria, com suas devidas adaptações.
Abstract: The present study aimed to analyze the school reality of the teaching practice of athletics in municipal schools in the State of Alagoas, the question addressed was: What is the importance given to athletics as the content of teaching in Physical Education at school? The teaching method used in recent years contributes to the withdrawal of students in practical classes of Physical Education, especially the Athletics modality, which is mostly forgotten by teachers, who justify not teaching this modality for not having adequate material, nor appropriate space for practice in the school environment or even because they think students did not like to learn other content. The study was qualitative, descriptive. Twenty two (22) Physical Education teachers, who work in elementary school, participated in the research. The instrument used was the questionnaire in the form of open questions, carried out through Google Forms. It was concluded that a greater importance is given to athletics in physical education classes, despite all the difficulties, the sport is performed mostly, with its due adaptations.
Palavras-chave: Práticas docentes
Atletismo
Educação física escolar
Teaching practices
Athletics
School physical education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física
Citação: BARRETO, Aryelle da Silva Santos. O atletismo nas aulas de educação física escolar. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12717
Data do documento: 18-dez-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O atletismo nas aulas de educação física escolar.pdf977.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.