00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12710
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fireman, Elton Casado-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2570-7841pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8569068916474005pt_BR
dc.contributor.referee1Lins, Abigail Fregni-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2343020017754006pt_BR
dc.contributor.referee2Freitas, Maria Auxiliadora Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7605354687169566pt_BR
dc.creatorMaia, Lucas da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7100682355252914pt_BR
dc.date.accessioned2023-12-07T18:55:44Z-
dc.date.available2023-01-07-
dc.date.available2023-12-07T18:55:44Z-
dc.date.issued2010-12-21-
dc.identifier.citationMAIA, Lucas da Silva. Objetos de aprendizagem e ensino de física: considerações a partir da relação com o saber. 2023. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12710-
dc.description.abstractThis thesis deals with secondary school students‘ relation to a specific knowledge Physics – and how use learning object in the classroom points out modifications in this relation. Grounded in Bernard Charlot ́s notion of relation to knowledge, this research seeks to identify what elements students mobilize to build their conception about physics, to understand their relation with computers and how use learning object in the classroom points out modifications in their relation to a specific knowledge – Physics. We assume that relation to knowledge is a relation to itself, a relation to others and a relation to word, and we also assume that contemporary changes due technology directly interferes in this relation. The results shows that use learning object in the classroom pointed out some amelioration in students‘ relation to this specific knowledge - Physics. However, we mustn‘t say that these changes are permanent or will result in tests success. This was a qualitative research and the respondents were 10th grade students of a private school in Maceió-AL. For data collection and analyses, we used observation, questionnaire and content analyses, respectively.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelação com o Saberpt_BR
dc.subjectObjetos de Aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectRelation to knowledgept_BR
dc.subjectLearning objectspt_BR
dc.subjectPhysics teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleObjetos de aprendizagem e ensino de física: considerações a partir da relação com o saberpt_BR
dc.title.alternativeLearning objects and physicsteaching : considerations from relation to knowledgept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como tema principal a relação de alunos com o saber específico – Física – e como o uso do computador e de Objetos de Aprendizagem em sala de aula sinalizam modificações nesta relação. Para tanto, realizamos a pesquisa com um grupo de estudantes do 1° ano do Ensino Médio, de uma escola particular de Maceió, capital do Estado de Alagoas. Neste sentido, a partir do arcabouço teórico construído por Bernard Charlot em torno da relação com o saber, buscamos investigar três questões fundamentais: quais os elementos que os alunos mobilizam para a construção de uma concepção sobre a Física; como é a relação destes com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), em especial com o computador; e como o uso de Objetos de Aprendizagem por meio dos computadores apontam interferências no primeiro processo destacado – a relação com a Física. Partimos dos pressupostos de que a relação com o saber é fundamentada pela relação dos sujeitos com o mundo, consigo mesmo e com os outros, e que as mudanças tecnológicas existentes na contemporaneidade interferem diretamente nesta relação. Foi verificado assim, diante das respostas dadas a esta pesquisa, que o uso do computador e dos Objetos de Aprendizagem em sala de aula apontou indícios de melhora na relação dos alunos com o saber específico – Física. Entretanto, não podemos afirmar que estas mudanças serão perenes ou refletirão um melhor desempenho na avaliação dos alunos. Para a realização da pesquisa utilizamos o método qualitativo, por meio de observações e questionários. Após o levantamento dos dados, procedemos com a análise de conteúdo.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Objetos de aprendizagem e ensino de física @ considerações a partir da relação com o saber..pdf2.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.