00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12710
Tipo: Dissertação
Título: Objetos de aprendizagem e ensino de física: considerações a partir da relação com o saber
Título(s) alternativo(s): Learning objects and physicsteaching : considerations from relation to knowledge
Autor(es): Maia, Lucas da Silva
Primeiro Orientador: Fireman, Elton Casado
metadata.dc.contributor.referee1: Lins, Abigail Fregni
metadata.dc.contributor.referee2: Freitas, Maria Auxiliadora Silva
Resumo: Esta dissertação tem como tema principal a relação de alunos com o saber específico – Física – e como o uso do computador e de Objetos de Aprendizagem em sala de aula sinalizam modificações nesta relação. Para tanto, realizamos a pesquisa com um grupo de estudantes do 1° ano do Ensino Médio, de uma escola particular de Maceió, capital do Estado de Alagoas. Neste sentido, a partir do arcabouço teórico construído por Bernard Charlot em torno da relação com o saber, buscamos investigar três questões fundamentais: quais os elementos que os alunos mobilizam para a construção de uma concepção sobre a Física; como é a relação destes com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), em especial com o computador; e como o uso de Objetos de Aprendizagem por meio dos computadores apontam interferências no primeiro processo destacado – a relação com a Física. Partimos dos pressupostos de que a relação com o saber é fundamentada pela relação dos sujeitos com o mundo, consigo mesmo e com os outros, e que as mudanças tecnológicas existentes na contemporaneidade interferem diretamente nesta relação. Foi verificado assim, diante das respostas dadas a esta pesquisa, que o uso do computador e dos Objetos de Aprendizagem em sala de aula apontou indícios de melhora na relação dos alunos com o saber específico – Física. Entretanto, não podemos afirmar que estas mudanças serão perenes ou refletirão um melhor desempenho na avaliação dos alunos. Para a realização da pesquisa utilizamos o método qualitativo, por meio de observações e questionários. Após o levantamento dos dados, procedemos com a análise de conteúdo.
Abstract: This thesis deals with secondary school students‘ relation to a specific knowledge Physics – and how use learning object in the classroom points out modifications in this relation. Grounded in Bernard Charlot ́s notion of relation to knowledge, this research seeks to identify what elements students mobilize to build their conception about physics, to understand their relation with computers and how use learning object in the classroom points out modifications in their relation to a specific knowledge – Physics. We assume that relation to knowledge is a relation to itself, a relation to others and a relation to word, and we also assume that contemporary changes due technology directly interferes in this relation. The results shows that use learning object in the classroom pointed out some amelioration in students‘ relation to this specific knowledge - Physics. However, we mustn‘t say that these changes are permanent or will result in tests success. This was a qualitative research and the respondents were 10th grade students of a private school in Maceió-AL. For data collection and analyses, we used observation, questionnaire and content analyses, respectively.
Palavras-chave: Relação com o Saber
Objetos de Aprendizagem
Ensino de Física
Relation to knowledge
Learning objects
Physics teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MAIA, Lucas da Silva. Objetos de aprendizagem e ensino de física: considerações a partir da relação com o saber. 2023. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12710
Data do documento: 21-dez-2010
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Objetos de aprendizagem e ensino de física @ considerações a partir da relação com o saber..pdf2.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.