00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12691
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ensino do Princípio da Indução Finita no Ensino Médio uma abordagem através da Torre de Hanói
Autor(es): Torres, José Cícero Ferreira
Primeiro Orientador: Silva, Marcos Ranieri da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Elaine Cristine de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, José Anderson de Lima e
Resumo: O método da indução finita é uma ferramenta essencial nas demonstrações de propriedades envolvendo números naturais. Na maioria dos casos, o próprio professor de matemática desconhece ou não domina o tema, causando significativas dificuldades para os estudantes desenvolverem a capacidade de justificar e deduzir resultados. O presente trabalho tem a seguinte proposta: Considerar o ensino do Princípio da Indução no Ensino Médio, utilizando a Torre de Hanói como estratégia didática. O objetivo é mostrar aos estudantes e professores do Ensino Médio que é possível incorporar esse método de demonstração nesse nível de estudo. Para isso, é necessário discutir as demonstrações no Ensino Médio, apresentar o Princípio da Indução e utilizar a Torre de Hanói para resolver “o problema do fim do mundo”, apresentado na última seção.
Abstract: The method of finite induction is an essential tool in demonstrations of properties involving natural numbers. In most cases, the mathematics teacher himself does not know or does not master the subject, causing significant difficulties for students to develop the ability to justify and deduce results. The present work has the following proposal: To consider teaching the Principle of Induction in High School, using the Tower of Hanoi as a didactic strategy. The goal is to show high school students and teachers that it is possible to incorporate this method of demonstration at this level of study. To do this, it is necessary to discuss demonstrations in High School, present the Principle of Induction, and use the Tower of Hanoi to solve "the end of the world problem", presented in the last section.
Palavras-chave: Matemática – Estudo e ensino
Ensino médio
Princípio da indução finita
Torre de Hanói
Mathematics – Study and teaching
High school
Principle of Finite Induction
Tower of Hanoi
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Matemática
Citação: TORRES, José Cícero Ferreira. O ensino do Princípio da Indução Finita no Ensino Médio: uma abordagem através da Torre de Hanói. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12691
Data do documento: 28-jun-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino do Princípio da Indução Finita no Ensino Médio: uma abordagem através da Torre de Hanói.pdf510.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.