00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12691
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Marcos Ranieri da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1344443275065790pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Elaine Cristine de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1664133162526091pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, José Anderson de Lima e-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8891402543711601pt_BR
dc.creatorTorres, José Cícero Ferreira-
dc.date.accessioned2023-12-04T13:02:36Z-
dc.date.available2023-12-04-
dc.date.available2023-12-04T13:02:36Z-
dc.date.issued2023-06-28-
dc.identifier.citationTORRES, José Cícero Ferreira. O ensino do Princípio da Indução Finita no Ensino Médio: uma abordagem através da Torre de Hanói. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12691-
dc.description.abstractThe method of finite induction is an essential tool in demonstrations of properties involving natural numbers. In most cases, the mathematics teacher himself does not know or does not master the subject, causing significant difficulties for students to develop the ability to justify and deduce results. The present work has the following proposal: To consider teaching the Principle of Induction in High School, using the Tower of Hanoi as a didactic strategy. The goal is to show high school students and teachers that it is possible to incorporate this method of demonstration at this level of study. To do this, it is necessary to discuss demonstrations in High School, present the Principle of Induction, and use the Tower of Hanoi to solve "the end of the world problem", presented in the last section.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectPrincípio da indução finitapt_BR
dc.subjectTorre de Hanóipt_BR
dc.subjectMathematics – Study and teachingpt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectPrinciple of Finite Inductionpt_BR
dc.subjectTower of Hanoipt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleO ensino do Princípio da Indução Finita no Ensino Médio uma abordagem através da Torre de Hanóipt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO método da indução finita é uma ferramenta essencial nas demonstrações de propriedades envolvendo números naturais. Na maioria dos casos, o próprio professor de matemática desconhece ou não domina o tema, causando significativas dificuldades para os estudantes desenvolverem a capacidade de justificar e deduzir resultados. O presente trabalho tem a seguinte proposta: Considerar o ensino do Princípio da Indução no Ensino Médio, utilizando a Torre de Hanói como estratégia didática. O objetivo é mostrar aos estudantes e professores do Ensino Médio que é possível incorporar esse método de demonstração nesse nível de estudo. Para isso, é necessário discutir as demonstrações no Ensino Médio, apresentar o Princípio da Indução e utilizar a Torre de Hanói para resolver “o problema do fim do mundo”, apresentado na última seção.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino do Princípio da Indução Finita no Ensino Médio: uma abordagem através da Torre de Hanói.pdf510.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.