Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12691
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O ensino do Princípio da Indução Finita no Ensino Médio uma abordagem através da Torre de Hanói |
Autor(es): | Torres, José Cícero Ferreira |
Primeiro Orientador: | Silva, Marcos Ranieri da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Elaine Cristine de Souza |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, José Anderson de Lima e |
Resumo: | O método da indução finita é uma ferramenta essencial nas demonstrações de propriedades envolvendo números naturais. Na maioria dos casos, o próprio professor de matemática desconhece ou não domina o tema, causando significativas dificuldades para os estudantes desenvolverem a capacidade de justificar e deduzir resultados. O presente trabalho tem a seguinte proposta: Considerar o ensino do Princípio da Indução no Ensino Médio, utilizando a Torre de Hanói como estratégia didática. O objetivo é mostrar aos estudantes e professores do Ensino Médio que é possível incorporar esse método de demonstração nesse nível de estudo. Para isso, é necessário discutir as demonstrações no Ensino Médio, apresentar o Princípio da Indução e utilizar a Torre de Hanói para resolver “o problema do fim do mundo”, apresentado na última seção. |
Abstract: | The method of finite induction is an essential tool in demonstrations of properties involving natural numbers. In most cases, the mathematics teacher himself does not know or does not master the subject, causing significant difficulties for students to develop the ability to justify and deduce results. The present work has the following proposal: To consider teaching the Principle of Induction in High School, using the Tower of Hanoi as a didactic strategy. The goal is to show high school students and teachers that it is possible to incorporate this method of demonstration at this level of study. To do this, it is necessary to discuss demonstrations in High School, present the Principle of Induction, and use the Tower of Hanoi to solve "the end of the world problem", presented in the last section. |
Palavras-chave: | Matemática – Estudo e ensino Ensino médio Princípio da indução finita Torre de Hanói Mathematics – Study and teaching High school Principle of Finite Induction Tower of Hanoi |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Matemática |
Citação: | TORRES, José Cícero Ferreira. O ensino do Princípio da Indução Finita no Ensino Médio: uma abordagem através da Torre de Hanói. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12691 |
Data do documento: | 28-jun-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O ensino do Princípio da Indução Finita no Ensino Médio: uma abordagem através da Torre de Hanói.pdf | 510.07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.