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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12631
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A história do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI em Alagoas (1999-2019): a educação a partir da (não)aplicabilidade da jornada ampliada |
Autor(es): | Silva, Cristiane Cardoso dos Santos |
Primeiro Orientador: | Santos, Ivanildo Gomes dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Givanildo da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Edgleide de Oliveira Clemente da |
Resumo: | O presente estudo lança um olhar sobre a História do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil-PETI em Alagoas, entre os anos de 1999 a 2019. Criado no Brasil na década de 90, através do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, sob a coordenação do Ministério do Trabalho com o apoio dosfundos das Nações Unidas para a infância (Unicef), o PETI atendia crianças e adolescentes trabalhadoras com idade entre 7 a 15 anos. Dentro de suas principais ações socioeducativas estava uma bolsa mensal para cada criança e adolescente retirada do trabalho e com matrícula comprovada mediante frequência escolar, juntamente com atividades desenvolvidas no contraturno, denominada de jornada ampliada. Além disso, haviam as atividades de reforço escolar, as atividades esportivas, culturais e de lazer. Nosso objetivo é estudar a relação das propostas do programa ligadas à educação, e sua aplicabilidade regional através da jornada ampliada. Dessa forma, evidenciar os avanços e permanências que ocorreram no Estado de Alagoas. Essa investigação historiográfica parte da seguinte problemática: como ocorreu a implantação, estruturação e desenvolvimento do PETI em Alagoas? Bem como, quais resultados foram alcançados pelo programa em Alagoas? O programa chegou ao estado no momento em que a Secretaria de Serviço Social denuncia a falta de investimentos por parte do Governo Federal, presidido na época pelo Presidente da República Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Importa salientar que no período o estado de Alagoas detinha pelo segundo ano consecutivo altos índices de mortalidade infantil e analfabetismo. Para atingir nossos objetivos, nos apropriamos de fontes documentais tais quais: leis, decretos, atas, relatórios, portarias, cartilhas, apostilas, além do Plano Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil de Maceió (2010); junto a isso, foram analisadas as fontes jornalísticas encontradas no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas. Utilizamos como lastro teórico-metodológico E. P. Thompson (2012), trazendo a perspectiva da História vista de baixo, destacando o protagonismo da classe trabalhadora em meio as transformações sociais na Inglaterra do século XVII, com a chegada da máquina a vapor. Outros autores como Carvalho (2010); Montenegro (2006); Nascimento (2010); Silva (2010); Silva (2016) e Fortunato (2016), nos ajudaram a discutir a implantação do programa, bem como sua visão social e cultural de que o trabalho infantil serve para educar, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Como resultados evidenciados que o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil em Alagoas não conseguiu realizar dentro de seu objetivo inicial, qualseja: a consolidação da educação e da Jornada Ampliada, ou seja, na oferta de condições estratégicas ao desenvolvimento cognitivo das crianças e adolescentes trabalhadoras do Programa. Tal intento, a partir de 2013, foi abandonado, pois as ações voltaram-se apenas para o viés sócio assistencialistas de combate à pobreza sem a contrapartida educacional. |
Palavras-chave: | PETI - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil Educação - Alagoas Jornada Ampliada |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia |
Citação: | SILVA, Cristiane Cardoso dos Santos. A história do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI em Alagoas (1999-2019): a educação a partir da (não)aplicabilidade da jornada ampliada. 2023. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12631 |
Data do documento: | 11-out-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
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A história do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI em Alagoas (1999-2019) @ a educação a partir da não aplicabilidade da jornada ampliada.pdf | 1.38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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