00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Ivanildo Gomes dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8645485364498015pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Givanildo da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3702199251733170pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Edgleide de Oliveira Clemente da-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-5346-121Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6514462530426215pt_BR
dc.creatorSilva, Cristiane Cardoso dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5483695189165554pt_BR
dc.date.accessioned2023-11-22T19:12:26Z-
dc.date.available2023-11-22-
dc.date.available2023-11-22T19:12:26Z-
dc.date.issued2023-10-11-
dc.identifier.citationSILVA, Cristiane Cardoso dos Santos. A história do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI em Alagoas (1999-2019): a educação a partir da (não)aplicabilidade da jornada ampliada. 2023. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12631-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPETI - Programa de Erradicação do Trabalho Infantilpt_BR
dc.subjectEducação - Alagoaspt_BR
dc.subjectJornada Ampliadapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA história do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI em Alagoas (1999-2019): a educação a partir da (não)aplicabilidade da jornada ampliadapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo lança um olhar sobre a História do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil-PETI em Alagoas, entre os anos de 1999 a 2019. Criado no Brasil na década de 90, através do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, sob a coordenação do Ministério do Trabalho com o apoio dosfundos das Nações Unidas para a infância (Unicef), o PETI atendia crianças e adolescentes trabalhadoras com idade entre 7 a 15 anos. Dentro de suas principais ações socioeducativas estava uma bolsa mensal para cada criança e adolescente retirada do trabalho e com matrícula comprovada mediante frequência escolar, juntamente com atividades desenvolvidas no contraturno, denominada de jornada ampliada. Além disso, haviam as atividades de reforço escolar, as atividades esportivas, culturais e de lazer. Nosso objetivo é estudar a relação das propostas do programa ligadas à educação, e sua aplicabilidade regional através da jornada ampliada. Dessa forma, evidenciar os avanços e permanências que ocorreram no Estado de Alagoas. Essa investigação historiográfica parte da seguinte problemática: como ocorreu a implantação, estruturação e desenvolvimento do PETI em Alagoas? Bem como, quais resultados foram alcançados pelo programa em Alagoas? O programa chegou ao estado no momento em que a Secretaria de Serviço Social denuncia a falta de investimentos por parte do Governo Federal, presidido na época pelo Presidente da República Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Importa salientar que no período o estado de Alagoas detinha pelo segundo ano consecutivo altos índices de mortalidade infantil e analfabetismo. Para atingir nossos objetivos, nos apropriamos de fontes documentais tais quais: leis, decretos, atas, relatórios, portarias, cartilhas, apostilas, além do Plano Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil de Maceió (2010); junto a isso, foram analisadas as fontes jornalísticas encontradas no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas. Utilizamos como lastro teórico-metodológico E. P. Thompson (2012), trazendo a perspectiva da História vista de baixo, destacando o protagonismo da classe trabalhadora em meio as transformações sociais na Inglaterra do século XVII, com a chegada da máquina a vapor. Outros autores como Carvalho (2010); Montenegro (2006); Nascimento (2010); Silva (2010); Silva (2016) e Fortunato (2016), nos ajudaram a discutir a implantação do programa, bem como sua visão social e cultural de que o trabalho infantil serve para educar, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Como resultados evidenciados que o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil em Alagoas não conseguiu realizar dentro de seu objetivo inicial, qualseja: a consolidação da educação e da Jornada Ampliada, ou seja, na oferta de condições estratégicas ao desenvolvimento cognitivo das crianças e adolescentes trabalhadoras do Programa. Tal intento, a partir de 2013, foi abandonado, pois as ações voltaram-se apenas para o viés sócio assistencialistas de combate à pobreza sem a contrapartida educacional.pt_BR
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