Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12607
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A percepção dos estudantes de Ciências Contábeis de uma IES alagoana em relação à aprendizagem durante o ensino remoto |
Autor(es): | Costa, Maria Gabriele Correia |
Primeiro Orientador: | Soeiro, Tiago de Moura |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lima, Márcia Maria Silva de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, Érica Xavier de |
Resumo: | Esse estudo teve como objetivo conhecer a percepção dos estudantes de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior alagoana acerca do Ensino Remoto (ER), quais aspectos mais facilitaram e quais mais dificultaram a aprendizagem nesse período. Trata-se de uma pesquisa de levantamento de dadoscom a participação de 138 discentes de contabilidade. Os dados coletados foram tabulados no MicrosoftExcel e calculado o coeficiente de correlação de Pearson com o auxílio do IBM SPSS.Os resultados apresentaram como aspectos que mais facilitaram a aprendizagema otimização do tempo que antes era utilizado para deslocamento até a Universidade, o auxílio da tecnologia para resoluções de problemas/atividades e a flexibilidade de horários. Já como aspectos que mais dificultaram a aprendizagem, a falta de estímulo, o aumento na demanda das atividades e a falta de um ambiente propício para estudo em casa. Percebe-se que mesmo com algumas dificuldades diante do processo de ensino-aprendizagem através deum ambiente virtual o estudante de contabilidade tende a ter aceitabilidade as aulas no formato remoto. |
Abstract: | This study aimed to know the perception of accounting students of an Institution of Higher Education in Alagoas about Remote Education (RE), which aspects facilitated and which hindered learning in this period. This is a survey of data collection with the participation of 138 accounting students. The collected data were tabulated in Microsoft Excel and calculated the Pearson correlation coefficient with the help of IBM SPSS. The results presented as aspects that facilitated learning the optimization of time that was previously used to travel to the University, the aid of technology for solving problems/ activities and flexibility of schedules. Already as aspects that made learning more difficult, the lack of stimulus, the increase in the demand of activities and the lack of an environment conducive to study at home. It is noticed that even with some difficulties facing the teaching-learning process through a virtual environment the accounting student tends to have acceptability classes in the remote format. |
Palavras-chave: | Contabilidade – Estudo e ensino Ensino remoto Aprendizagem Ensino superior Accounting – Study and teaching Remote Teaching Remote Education Higher education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Ciências Contábeis |
Citação: | COSTA, Maria Gabriele Correia. A percepção dos estudantes de Ciências Contábeis de uma IES alagoana em relação à aprendizagem durante o ensino remoto. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12607 |
Data do documento: | 16-dez-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FEAC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A percepção dos estudantes de Ciências Contábeis de uma IES alagoana em relação à aprendizagem durante o ensino remoto.pdf | 821.27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.