Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12490
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Formação continuada para o professor da educação infantil: uma revisão de literatura |
Título(s) alternativo(s): | Continuing education for early childhood education teachers: a literature review |
Autor(es): | Lopes, Lilianne de Oliveira Barros, Severina Maria Santos |
Primeiro Orientador: | Marcolino, Suzana |
metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Fernanda Cristina de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Elza Maria da |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo conhecer a literaturasobre a formação continuada para o professor da Educação Infantil ao longo de cinco anos (período entre 2017 e 2021). Trata-se de uma revisão sistemática de literatura, que teve como basepara o desenvolvimento do estudo, uma revisão de literatura dos Anais da Associação Nacional em Educação (ANPED). Com base nesse estudo sobre a formação continuada dos docentes da Educação Infantil, verificou-se que, apesar de haveravanço sobre a discussão do tema, há a necessidade de um novo olhar para a educação infantil, no sentido de ampliar as pesquisas nesse contingente e perceber quais aspectos da Educação Infantil, neste momento, estão tendo mais relevância e quais estão ocupando um lugar coadjuvante. |
Abstract: | This work aims to know the literature on Continuing Education for the Early Childhood Education teacher over five years (period between 2017 to 2021). This is a systematic literature review, which had as a basis for the development of the study, a literature review of the Annals of the National Association in Education (ANPED). Based on this study on the Continuing Education of Early Childhood Education teachers, it was found that although there is progress on the discussion of the subject, there is a need for a new look at early childhood education, to expand research in this contingent and realize which aspects of early childhood education, at this time, are having more relevance and which are occupying a supporting role. |
Palavras-chave: | Educação infantil Formação continuada Docência Early childhood education Continuing education Teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia Ensino a Distância |
Citação: | LOPES, Lilianne de Oliveira; BARROS, Severina Maria Santos. Formação continuada para o professor da educação infantil: uma revisão de literatura. 2023. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Matriz de Camaragibe, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12490 |
Data do documento: | 7-fev-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Formação continuada para o professor da educação infantil_uma revisão de literatura.pdf | 556.14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.