00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12006
Tipo: Dissertação
Título: Uma visão da geometria de Euclides sob o olhar de Byrne: uma sequência didática voltada para a educação básica
Título(s) alternativo(s): A view of Euclide's geometry under the Byrne's view: a didactic sequence focused on the basic education
Autor(es): Silva, José Horlando da
Primeiro Orientador: Vitório, Feliciano Marcílio Aguiar
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, José Anderson de Lima e
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento, Arlyson Alves do
Resumo: Como proposta de apresentação e uso de metodologias de alguns conteúdos na matemática básica, este presente trabalho trata de uma metodologia diferente da que os alunos estão acostumados a vivenciar na escola. A metodologia e prática que vos apresento, foi apresentada através de uma sequência didática para alguns alunos da Escola Estadual Josefa Cavalcante Suruagy, situada na cidade de Boca da Mata – AL. Trata-se da maneira que Oliver Byrne apresenta o livro “Os elementos” escrito por Euclides. Esta metodologia apresenta uma maneira diferente e inovadora deste livro tão importante no ramo matemático. Byrne apresenta as construções e demonstrações usando as cores vermelho, azul, amarelo e preto. Neste trabalho, os alunos construíram um triângulo equilátero e demonstraram o teorema de Pitágoras utilizando a proposta de Byrne para o livro “Os elementos” escrito por Euclides. Além disso, este trabalho mostra os resultados das construções e opinião dos alunos acerca da metodologia.
Abstract: As a proposal of presentation and use of methodology in some maths basic content, this work is about a different methodology from the ones that the students are used to dealing at school. The methodology and practice that I present to you was designed through a didactic sequence for some students from Josefa Cavalcante Suruagy School, situated in Boca da Mata- AL, Brazil. It’s about Oliver Byrne’s way presented in the book “The Elements” written by Euclides. This methodology presents a different and inventive way from such book which is so important in maths area. Byrne presents the buildings and demonstrations using colors as red, blue, yellow and black. In this work, the students built an equilateral triangle and demonstrated the Pythagorean theorem using Byrne’s proposal for the book:” The Elements” written by Euclides. Furthermore, this work shows the results of what was built and students’ opinion about the methodology.
Palavras-chave: Matemática – Estudo e ensino
Métodos de ensino
Sequência didática
The elements
Oliver Byrne
Teaching of maths
Didactic sequence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: SILVA, José Horlando da. Uma visão da geometria de Euclides sob o olhar de Byrne: uma sequência didática voltada para a educação básica. 2023. 43 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12006
Data do documento: 31-mar-2023
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.