00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12006
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vitório, Feliciano Marcílio Aguiar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8169655312890757pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, José Anderson de Lima e-
dc.contributor.referee2Nascimento, Arlyson Alves do-
dc.creatorSilva, José Horlando da-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/6098354146681867pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-15T21:37:17Z-
dc.date.available2023-08-08-
dc.date.available2023-08-15T21:37:17Z-
dc.date.issued2023-03-31-
dc.identifier.citationSILVA, José Horlando da. Uma visão da geometria de Euclides sob o olhar de Byrne: uma sequência didática voltada para a educação básica. 2023. 43 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12006-
dc.description.abstractAs a proposal of presentation and use of methodology in some maths basic content, this work is about a different methodology from the ones that the students are used to dealing at school. The methodology and practice that I present to you was designed through a didactic sequence for some students from Josefa Cavalcante Suruagy School, situated in Boca da Mata- AL, Brazil. It’s about Oliver Byrne’s way presented in the book “The Elements” written by Euclides. This methodology presents a different and inventive way from such book which is so important in maths area. Byrne presents the buildings and demonstrations using colors as red, blue, yellow and black. In this work, the students built an equilateral triangle and demonstrated the Pythagorean theorem using Byrne’s proposal for the book:” The Elements” written by Euclides. Furthermore, this work shows the results of what was built and students’ opinion about the methodology.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectThe elementspt_BR
dc.subjectOliver Byrnept_BR
dc.subjectTeaching of mathspt_BR
dc.subjectDidactic sequencept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleUma visão da geometria de Euclides sob o olhar de Byrne: uma sequência didática voltada para a educação básicapt_BR
dc.title.alternativeA view of Euclide's geometry under the Byrne's view: a didactic sequence focused on the basic educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoComo proposta de apresentação e uso de metodologias de alguns conteúdos na matemática básica, este presente trabalho trata de uma metodologia diferente da que os alunos estão acostumados a vivenciar na escola. A metodologia e prática que vos apresento, foi apresentada através de uma sequência didática para alguns alunos da Escola Estadual Josefa Cavalcante Suruagy, situada na cidade de Boca da Mata – AL. Trata-se da maneira que Oliver Byrne apresenta o livro “Os elementos” escrito por Euclides. Esta metodologia apresenta uma maneira diferente e inovadora deste livro tão importante no ramo matemático. Byrne apresenta as construções e demonstrações usando as cores vermelho, azul, amarelo e preto. Neste trabalho, os alunos construíram um triângulo equilátero e demonstraram o teorema de Pitágoras utilizando a proposta de Byrne para o livro “Os elementos” escrito por Euclides. Além disso, este trabalho mostra os resultados das construções e opinião dos alunos acerca da metodologia.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.