00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11480
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Flores, André Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2996479480895178pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Isnaldo Isaac-
dc.contributor.referee2Barros, Amauri da Silva-
dc.creatorSantos, Alaynne Cristina Vieira dos-
dc.date.accessioned2023-06-07T03:50:13Z-
dc.date.available2023-05-23-
dc.date.available2023-06-07T03:50:13Z-
dc.date.issued2022-06-20-
dc.identifier.citationSANTOS, Alaynne Cristina Vieira dos. Matemática na arte: como se dá essa relação e qual sua contribuição no processo de ensino aprendizagem. 2023. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11480-
dc.description.abstractMathematics and Art have always been present in our lives, since the most remote times, and their contributions to our development are undeniable. But, currently, mathematics has been disconnected from other disciplines, and for this reason it is seen as a challenge by elementary school students, who often give up on seeking mathemathematical knowledge, because they believe that Mathematics is not related to the world aroud you. It is no wonder that when we teachers present new content we are questioned about its applicability. In the present work - Mathematics in Art - we point out an inconventional, but productive alternative: the interaction between Art and Mathematics. Two apparently opposing fields of knowledge, reason, objectivity and accuracy on the one hand, and emotion, intuition and subjectivity on the other, however, as we will see, they complement each other in a fascinating way, one contributing to the other. And to prove that this connection has good results, we selected five great artists who used Mathematics as the basis of their works. The interdisciplinarity between these two disciplines was the means we used to give significance to Mathematics. The didactic strategy of explaining Mathematics with visual resources brings great advantages, among them is the awakening of interest and the fixation of the content. This project proves the effectiveness of interdisciplinarity, aiming to contribute to the teaching-learning process in a meaningful and pleasant way and demystifying mathematics that was once rigid, impossible and for few, is now applicable and accessible.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Matemática - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectTeaching and interdisciplinaritypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleMatemática na arte: como se dá essa relação e qual sua contribuição no processo de ensino aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA Matemática e a Arte sempre estiveram presente em nossas vidas, desde os tempos mais remotos, e suas contribuições para o nosso desenvolvimento são incontestáveis. Mas, atualmente, a Matemática tem sido desvinculada de outras disciplinas, e por isso hoje a Matemática é vista como um desafio pelos alunos do ensino básico, que muitas vezes desistem de buscar o conhecimento matemático, por acreditarem que a Matemática não tem relação com o mundo a sua volta. Não é à toa que, quando nós professores, apresentamos um novo conteúdo somos questionados quanto a sua aplicabilidade. No presente trabalho – Matemática na Arte - apontamos uma alternativa pouco convencional, porém produtiva: a interação entre a Arte e a Matemática. Dois campos do conhecimento aparentemente opostos, de um lado a razão, a objetividade e exatidão, do outro a emoção, a intuição e subjetividade, no entanto, como vamos observar, complementam-se de forma fascinante, uma contribuindo com a outra. E para comprovar que essa conexão tem bons resultados, selecionamos cinco grandes artistas que usaram a Matemática como base de suas obras. A interdisciplinaridade entre essas duas disciplinas foi o meio que usamos para dá significatividade a Matemática. A estratégia didática de explicar a Matemática com recursos visuais acarreta grandes vantagens, dentre elas está o despertar interesse e a fixação do conteúdo. Neste projeto comprova-se a eficácia da interdisciplinaridade, visando contribuir no processo ensino-aprendizagem de forma significativa e prazerosa e desmistificando a Matemática que outrora era rígida, impossível e para poucos, agora encontra-se aplicável e acessível.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Matemática na arte como se dá essa relação e qual sua contribuição no processo de ensino aprendizagem.pdf6.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.