00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11445
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Variação linguística e concepções de linguagem no livro didático de língua portuguesa do Ensino médio
Título(s) alternativo(s): Variación linguística y concepciones de idiomas em el libro de texto de lengua portuguesa de la escuela secundaria
Autor(es): Laurentino, Edluzia Santos
Primeiro Orientador: Gomes, Yana Liss Soares
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Adriana Cavalcanti dos
metadata.dc.contributor.referee2: Meniconi, Flávia Colen
Resumo: Este artigo discute a abordagem da variação linguística e a relação com as concepções de linguagem a partir de uma análise no livro didático de língua portuguesa do 1o ano do Ensino Médios. Os estudos teóricos que fundamentaram esta análise foram: Araújo e Pereira (2017), Fiorin (2013), Bagno (2007), Travaglia (2009), dentre outros. Para tanto, foi realizada uma análise descritiva do material didático selecionado: o livro “Ser protagonista: Língua Portuguesa”, indicado para o 1o ano do Ensino Médio, edição de 2016. Na análise do tratamento da variação linguística presente no livro didático observamos que o material apresenta, na seção Práticas de linguagem, os principais conceitos sobre a variação linguística, ao modo que, situa e fornece o leitor as concepções e as características pertinentes a este conteúdo. Em relação à concepção de linguagem, observamos que a percepção de prática social orienta as propostas do LD, porém, em algumas atividades apresentadas seguem uma perspectiva de reconhecimento e reprodução do conhecimento, contradizendo a concepção de linguagem como interação social.
Abstract: This article discusses the approach to linguist variation and the relationship with language conceptions based on an analysis in the Portuguese language textbook of the 1st year of High School. The theoretical studies that supported this analysus were: Araújo and Pereira (2017), Fiorin,(2013), Bagno (2007), Travaglia (2009), among others. For this, a descriptive analysis of the selected didactic material was carried out: the book “Being a protagonist: Portuguese Language”, indicated for the 1st year of High School, 2016 edition. In the analysis of the treatment of linguistic variation present in the textbook, we observed that the material presents, in the Language Practices section, the main concepts about linguistic variation, as it situates and provides the reader with the concepts and characteristics relevant to this content. Regarding the conception of language, we observed that the perception of social practice guides the proposals of the LD, however, in some activities presented follow a perspective of recognition and reproduction of knowledge, contradicting the conception of language as social interaction.
Palavras-chave: Variação linguística
Concepções de linguagem
Livro Didático
Língua Portuguesa
Variación linguística
Concepciones de lenguage
Libro de texto
Lengua portuguesa
Linguistic variation
Language concepts
Textbook
Portuguese language
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português)
Citação: LAURENTINO, Edluzia Santos. Variação linguística e concepções de linguagem no livro didático de língua portuguesa do Ensino médio. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11445
Data do documento: 19-jan-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Variação linguística e concepções de linguagem no livro didático de língua portuguesa do Ensino médio.pdf969.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.