00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11445
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gomes, Yana Liss Soares-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5441988893925908pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Adriana Cavalcanti dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6659666517367641pt_BR
dc.contributor.referee2Meniconi, Flávia Colen-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8299342638695738pt_BR
dc.creatorLaurentino, Edluzia Santos-
dc.date.accessioned2023-06-02T18:51:53Z-
dc.date.available2023-06-02-
dc.date.available2023-06-02T18:51:53Z-
dc.date.issued2021-01-19-
dc.identifier.citationLAURENTINO, Edluzia Santos. Variação linguística e concepções de linguagem no livro didático de língua portuguesa do Ensino médio. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11445-
dc.description.abstractThis article discusses the approach to linguist variation and the relationship with language conceptions based on an analysis in the Portuguese language textbook of the 1st year of High School. The theoretical studies that supported this analysus were: Araújo and Pereira (2017), Fiorin,(2013), Bagno (2007), Travaglia (2009), among others. For this, a descriptive analysis of the selected didactic material was carried out: the book “Being a protagonist: Portuguese Language”, indicated for the 1st year of High School, 2016 edition. In the analysis of the treatment of linguistic variation present in the textbook, we observed that the material presents, in the Language Practices section, the main concepts about linguistic variation, as it situates and provides the reader with the concepts and characteristics relevant to this content. Regarding the conception of language, we observed that the perception of social practice guides the proposals of the LD, however, in some activities presented follow a perspective of recognition and reproduction of knowledge, contradicting the conception of language as social interaction.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectConcepções de linguagempt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectVariación linguísticapt_BR
dc.subjectConcepciones de lenguagept_BR
dc.subjectLibro de textopt_BR
dc.subjectLengua portuguesapt_BR
dc.subjectLinguistic variationpt_BR
dc.subjectLanguage conceptspt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.titleVariação linguística e concepções de linguagem no livro didático de língua portuguesa do Ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeVariación linguística y concepciones de idiomas em el libro de texto de lengua portuguesa de la escuela secundariapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo discute a abordagem da variação linguística e a relação com as concepções de linguagem a partir de uma análise no livro didático de língua portuguesa do 1o ano do Ensino Médios. Os estudos teóricos que fundamentaram esta análise foram: Araújo e Pereira (2017), Fiorin (2013), Bagno (2007), Travaglia (2009), dentre outros. Para tanto, foi realizada uma análise descritiva do material didático selecionado: o livro “Ser protagonista: Língua Portuguesa”, indicado para o 1o ano do Ensino Médio, edição de 2016. Na análise do tratamento da variação linguística presente no livro didático observamos que o material apresenta, na seção Práticas de linguagem, os principais conceitos sobre a variação linguística, ao modo que, situa e fornece o leitor as concepções e as características pertinentes a este conteúdo. Em relação à concepção de linguagem, observamos que a percepção de prática social orienta as propostas do LD, porém, em algumas atividades apresentadas seguem uma perspectiva de reconhecimento e reprodução do conhecimento, contradizendo a concepção de linguagem como interação social.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Variação linguística e concepções de linguagem no livro didático de língua portuguesa do Ensino médio.pdf969.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.