Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10945| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Título: | O uso da calculadora na compreensão do padrão matemático do sistema de numeração decimal | 
| Título(s) alternativo(s): | The use of the calculator in the compression of the mathematical pattern of the Decimal Numbering System | 
| Autor(es): | Silva, Alice Estefanie Pereira da | 
| Primeiro Orientador: | Santos, Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos | 
| metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira, Carloney Alves de | 
| metadata.dc.contributor.referee2: | Anjos, Cleriston Izidro dos | 
| Resumo: | Este artigo teve como objetivo investigar quais as contribuições que o uso da calculadora pode proporcionar na compreensão do padrão matemático do Sistema de Numeração Decimal, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, especificamente no 3o ano. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, tendo como lócus de pesquisa uma escola pública da cidade de Maceió/AL. Como aporte teórico foram utilizados os escritos de Selva e Borba (2010), Carvalho (2007, 2010), Vale e Barbosa (2009), Vale e Pimentel (2005), Miyaschita (2002), dentre outros. Além dos documentos oficiais, Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (1997) e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2019). Os resultados da pesquisa revelaram o quanto os alunos de duas turmas do 3o ano do Ensino Fundamental I, sujeitos desta investigação, possuem conhecimentos explícitos e implícitos sobre o padrão matemático do nosso sistema de numeração. As reflexões contribuem para um novo olhar docente em relação ao desenvolvimento de atividades que estimulem a observação do padrão matemático, utilizando a calculadora como instrumento didático. | 
| Palavras-chave: | Sistema de Numeração Decimal Anos Iniciais Padrão Matemático Calculadora | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas | 
| Sigla da Instituição: | UFAL | 
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia | 
| Citação: | SILVA, Alice Estefanie Pereira da. O uso da calculadora na compreensão do padrão matemático do sistema de numeração decimal. 2023. 31 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto | 
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10945 | 
| Data do documento: | 28-jul-2020 | 
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| O uso da calculadora na compreensão do padrão matemático do sistema de numaração decimal.pdf | 1.54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

