00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10945
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8895-333Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7632501056879630pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Carloney Alves de-
dc.contributor.referee1IDhttp://orcid.org/0000-0002-2134-0587pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9900433024242592pt_BR
dc.contributor.referee2Anjos, Cleriston Izidro dos-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-1040-4909pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7481303031221773pt_BR
dc.creatorSilva, Alice Estefanie Pereira da-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-8434-7997pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4199566074672600pt_BR
dc.date.accessioned2023-04-12T20:50:34Z-
dc.date.available2023-04-12-
dc.date.available2023-04-12T20:50:34Z-
dc.date.issued2020-07-28-
dc.identifier.citationSILVA, Alice Estefanie Pereira da. O uso da calculadora na compreensão do padrão matemático do sistema de numeração decimal. 2023. 31 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10945-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSistema de Numeração Decimalpt_BR
dc.subjectAnos Iniciaispt_BR
dc.subjectPadrão Matemáticopt_BR
dc.subjectCalculadorapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleO uso da calculadora na compreensão do padrão matemático do sistema de numeração decimalpt_BR
dc.title.alternativeThe use of the calculator in the compression of the mathematical pattern of the Decimal Numbering Systempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo teve como objetivo investigar quais as contribuições que o uso da calculadora pode proporcionar na compreensão do padrão matemático do Sistema de Numeração Decimal, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, especificamente no 3o ano. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, tendo como lócus de pesquisa uma escola pública da cidade de Maceió/AL. Como aporte teórico foram utilizados os escritos de Selva e Borba (2010), Carvalho (2007, 2010), Vale e Barbosa (2009), Vale e Pimentel (2005), Miyaschita (2002), dentre outros. Além dos documentos oficiais, Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (1997) e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2019). Os resultados da pesquisa revelaram o quanto os alunos de duas turmas do 3o ano do Ensino Fundamental I, sujeitos desta investigação, possuem conhecimentos explícitos e implícitos sobre o padrão matemático do nosso sistema de numeração. As reflexões contribuem para um novo olhar docente em relação ao desenvolvimento de atividades que estimulem a observação do padrão matemático, utilizando a calculadora como instrumento didático.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso da calculadora na compreensão do padrão matemático do sistema de numaração decimal.pdf1.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.