Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10945
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-8895-333X | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7632501056879630 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Carloney Alves de | - |
dc.contributor.referee1ID | http://orcid.org/0000-0002-2134-0587 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9900433024242592 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Anjos, Cleriston Izidro dos | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0003-1040-4909 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7481303031221773 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Alice Estefanie Pereira da | - |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0002-8434-7997 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4199566074672600 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-12T20:50:34Z | - |
dc.date.available | 2023-04-12 | - |
dc.date.available | 2023-04-12T20:50:34Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-28 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Alice Estefanie Pereira da. O uso da calculadora na compreensão do padrão matemático do sistema de numeração decimal. 2023. 31 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10945 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sistema de Numeração Decimal | pt_BR |
dc.subject | Anos Iniciais | pt_BR |
dc.subject | Padrão Matemático | pt_BR |
dc.subject | Calculadora | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | O uso da calculadora na compreensão do padrão matemático do sistema de numeração decimal | pt_BR |
dc.title.alternative | The use of the calculator in the compression of the mathematical pattern of the Decimal Numbering System | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo teve como objetivo investigar quais as contribuições que o uso da calculadora pode proporcionar na compreensão do padrão matemático do Sistema de Numeração Decimal, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, especificamente no 3o ano. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, tendo como lócus de pesquisa uma escola pública da cidade de Maceió/AL. Como aporte teórico foram utilizados os escritos de Selva e Borba (2010), Carvalho (2007, 2010), Vale e Barbosa (2009), Vale e Pimentel (2005), Miyaschita (2002), dentre outros. Além dos documentos oficiais, Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (1997) e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2019). Os resultados da pesquisa revelaram o quanto os alunos de duas turmas do 3o ano do Ensino Fundamental I, sujeitos desta investigação, possuem conhecimentos explícitos e implícitos sobre o padrão matemático do nosso sistema de numeração. As reflexões contribuem para um novo olhar docente em relação ao desenvolvimento de atividades que estimulem a observação do padrão matemático, utilizando a calculadora como instrumento didático. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O uso da calculadora na compreensão do padrão matemático do sistema de numaração decimal.pdf | 1.54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.