00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH): diagnóstico, medicalização e preconceito que rondam a temática
Autor(es): Silva, Maria Lucivânia
Barros, Maria Mônica Herculano Silva de
Primeiro Orientador: Candeias, Cezar Nonato Bezerra
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Elza Maria da
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Willams dos Santos Rodrigues
Resumo: O estudo aborda a respeito do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), tendo em vista que são vários os fatores que aludem para o diagnóstico desse transtorno. Um deles é a medicalização imposta de maneira equivocada para aquele indivíduo que supostamente foi diagnosticado com TDAH. As variadas esferas as quais os professores e profissionais da saúde levam em conta o papel das ligações dos possíveis diagnósticos aos quais as crianças e/ou adolescentes estão acometidos devem ser realizados com muito cuidado, pois a medicalização nos processos que não se caracterizam TDAH podem levar aqueles a severas consequências. Com efeito, o principal objetivo desse artigo é discutir o impacto que uma prática de diagnósticos errôneos e/ou precipitados termina tendo, junto à criança em idade escolar, gerando um processo de medicalização da educação. Como metodologia, optou-se pela revisão de literatura, pois é um tipo de pesquisa necessária para todo e qualquer estudo, uma vez que acaba se transformando em rotina para os pesquisadores profissionais, e necessária para a construção teórica mínima dos iniciantes. Com efeito, no artigo mostra que um falso diagnóstico do TDAH infere diretamente na vida do indivíduo, como também de sua família, levando a todos a uma celeuma sem fim, abrangendo a um sofrimento que poderia ser evitado através de utilização de um diagnóstico eficiente e, se necessária, uma correta medicalização.
Palavras-chave: Aprendizagem
TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade)
Medicalização
Diagnóstico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia Ensino a Distância
Citação: SILVA, Maria Lucivânia Silva, BARROS, Maria Mônica Herculano Silva de. Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH): diagnóstico, medicalização e preconceito que rondam a temática. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Palmeira dos Índios, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10693
Data do documento: 19-nov-2021
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