00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10693
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Candeias, Cezar Nonato Bezerra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2138600190152396pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Elza Maria da-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3491-4292pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8658721923461828pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Willams dos Santos Rodrigues-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-3987-0762pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3718577942103647pt_BR
dc.creatorSilva, Maria Lucivânia-
dc.creatorBarros, Maria Mônica Herculano Silva de-
dc.date.accessioned2023-03-14T21:17:00Z-
dc.date.available2023-03-14-
dc.date.available2023-03-14T21:17:00Z-
dc.date.issued2021-11-19-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Lucivânia Silva, BARROS, Maria Mônica Herculano Silva de. Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH): diagnóstico, medicalização e preconceito que rondam a temática. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Palmeira dos Índios, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10693-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia Ensino a Distânciapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade)pt_BR
dc.subjectMedicalizaçãopt_BR
dc.subjectDiagnósticopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleTranstorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH): diagnóstico, medicalização e preconceito que rondam a temáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO estudo aborda a respeito do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), tendo em vista que são vários os fatores que aludem para o diagnóstico desse transtorno. Um deles é a medicalização imposta de maneira equivocada para aquele indivíduo que supostamente foi diagnosticado com TDAH. As variadas esferas as quais os professores e profissionais da saúde levam em conta o papel das ligações dos possíveis diagnósticos aos quais as crianças e/ou adolescentes estão acometidos devem ser realizados com muito cuidado, pois a medicalização nos processos que não se caracterizam TDAH podem levar aqueles a severas consequências. Com efeito, o principal objetivo desse artigo é discutir o impacto que uma prática de diagnósticos errôneos e/ou precipitados termina tendo, junto à criança em idade escolar, gerando um processo de medicalização da educação. Como metodologia, optou-se pela revisão de literatura, pois é um tipo de pesquisa necessária para todo e qualquer estudo, uma vez que acaba se transformando em rotina para os pesquisadores profissionais, e necessária para a construção teórica mínima dos iniciantes. Com efeito, no artigo mostra que um falso diagnóstico do TDAH infere diretamente na vida do indivíduo, como também de sua família, levando a todos a uma celeuma sem fim, abrangendo a um sofrimento que poderia ser evitado através de utilização de um diagnóstico eficiente e, se necessária, uma correta medicalização.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.