00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10638
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação de jovens e adultos no brasil: pontos e contrapontos de um processo histórico
Autor(es): Zacarias, Eliazíbia Bispo
Oliveira, Leci Santália de
Primeiro Orientador: Candeias, Cezar Nonato Bezerra
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Lima, Willams dos Santos Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Elza Maria da
Resumo: O presente artigo tem como objetivo tecer discussões acerca da evolução histórica da Educação de Jovens e Adultos (EJA), buscando compreender como acontecia e como ainda acontece o processo educativo na educação de jovens e adultos, desde sua implementação até os dias atuais. A partiu da reflexão referente ao tratamento que recebeu essa modalidade de ensino, realizou-se um estudo de cunho bibliográfico, fundamentado em Freire (1976, 1987, 1996); Paiva (1987); Aranha (1996); Soares (2002); Gadotti (2003); Arroyo (2005); Freitas (2006) entre outros pesquisadores, como suporte à discussão apresentada. As discussões têm mostrado que o percurso da EJA no Brasil, apresenta diversas dificuldades de implementação para uma efetivação da modalidade como política educacional que atenda aos anseios dos sujeitos que procuram na EJA uma garantia para concretizar seus estudos. Portanto, pode-se afirmar que falta uma política pública efetiva para que esses sujeitos sejam contemplados com conhecimentos e sejam críticos e participativos nas tomadas de decisões.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Processo Histórico
BNCC
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia Ensino a Distância
Citação: ZACARIAS, Eliazíbia Bispo, OLIVEIRA, Leci Santália de. Educação de jovens e adultos no brasil: pontos e contrapontos de um processo histórico. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10638
Data do documento: 22-jul-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação de Jovens e Adultos no Brasil - pontos e contrapontos de um processo histórico.pdf299.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.