00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10638
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Candeias, Cezar Nonato Bezerra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2138600190152396pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lima, Willams dos Santos Rodrigues-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3987-0762pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3718577942103647pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Elza Maria da-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3491-4292pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8658721923461828pt_BR
dc.creatorZacarias, Eliazíbia Bispo-
dc.creatorOliveira, Leci Santália de-
dc.date.accessioned2023-03-06T21:57:14Z-
dc.date.available2023-03-06-
dc.date.available2023-03-06T21:57:14Z-
dc.date.issued2022-07-22-
dc.identifier.citationZACARIAS, Eliazíbia Bispo, OLIVEIRA, Leci Santália de. Educação de jovens e adultos no brasil: pontos e contrapontos de um processo histórico. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10638-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia Ensino a Distânciapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (EJA) - Processo Históricopt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpt_BR
dc.titleEducação de jovens e adultos no brasil: pontos e contrapontos de um processo históricopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo tecer discussões acerca da evolução histórica da Educação de Jovens e Adultos (EJA), buscando compreender como acontecia e como ainda acontece o processo educativo na educação de jovens e adultos, desde sua implementação até os dias atuais. A partiu da reflexão referente ao tratamento que recebeu essa modalidade de ensino, realizou-se um estudo de cunho bibliográfico, fundamentado em Freire (1976, 1987, 1996); Paiva (1987); Aranha (1996); Soares (2002); Gadotti (2003); Arroyo (2005); Freitas (2006) entre outros pesquisadores, como suporte à discussão apresentada. As discussões têm mostrado que o percurso da EJA no Brasil, apresenta diversas dificuldades de implementação para uma efetivação da modalidade como política educacional que atenda aos anseios dos sujeitos que procuram na EJA uma garantia para concretizar seus estudos. Portanto, pode-se afirmar que falta uma política pública efetiva para que esses sujeitos sejam contemplados com conhecimentos e sejam críticos e participativos nas tomadas de decisões.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação de Jovens e Adultos no Brasil - pontos e contrapontos de um processo histórico.pdf299.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.