Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10638
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Candeias, Cezar Nonato Bezerra | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2138600190152396 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Lima, Willams dos Santos Rodrigues | - |
dc.contributor.advisor-co1ID | https://orcid.org/0000-0002-3987-0762 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3718577942103647 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Elza Maria da | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0003-3491-4292 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8658721923461828 | pt_BR |
dc.creator | Zacarias, Eliazíbia Bispo | - |
dc.creator | Oliveira, Leci Santália de | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-06T21:57:14Z | - |
dc.date.available | 2023-03-06 | - |
dc.date.available | 2023-03-06T21:57:14Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-22 | - |
dc.identifier.citation | ZACARIAS, Eliazíbia Bispo, OLIVEIRA, Leci Santália de. Educação de jovens e adultos no brasil: pontos e contrapontos de um processo histórico. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10638 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia Ensino a Distância | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Processo Histórico | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS | pt_BR |
dc.title | Educação de jovens e adultos no brasil: pontos e contrapontos de um processo histórico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo tem como objetivo tecer discussões acerca da evolução histórica da Educação de Jovens e Adultos (EJA), buscando compreender como acontecia e como ainda acontece o processo educativo na educação de jovens e adultos, desde sua implementação até os dias atuais. A partiu da reflexão referente ao tratamento que recebeu essa modalidade de ensino, realizou-se um estudo de cunho bibliográfico, fundamentado em Freire (1976, 1987, 1996); Paiva (1987); Aranha (1996); Soares (2002); Gadotti (2003); Arroyo (2005); Freitas (2006) entre outros pesquisadores, como suporte à discussão apresentada. As discussões têm mostrado que o percurso da EJA no Brasil, apresenta diversas dificuldades de implementação para uma efetivação da modalidade como política educacional que atenda aos anseios dos sujeitos que procuram na EJA uma garantia para concretizar seus estudos. Portanto, pode-se afirmar que falta uma política pública efetiva para que esses sujeitos sejam contemplados com conhecimentos e sejam críticos e participativos nas tomadas de decisões. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos no Brasil - pontos e contrapontos de um processo histórico.pdf | 299.18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.