00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10568
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Brincadeira na Educação Infantil: concepções de profissionais do Município de Messias - AL
Título(s) alternativo(s): Play in early chilhood education: conceptions of professionals in the ministry of Messias - AL
Autor(es): Miranda, Maria Fabiana Alves de
Primeiro Orientador: Anjos, Cleriston Izidro dos
metadata.dc.contributor.referee1: Leite, Maria Cristina Stello
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Ana Maria dos
Resumo: O trabalho teve como objetivo investigar o que pensam alguns profissionais da educação infantil que atuam no município de Messias em Alagoas sobre a importância do brincar nessa etapa escolar e de desenvolvimento infantil reconstruindo, em forma de entrevistas, a ótica dos docentes sobre o universo lúdico vivido por eles junto às crianças. Tomando como referência a perspectiva do questionário gravado por meio eletrônico, foram entrevistados dez profissionais da Educação (gestores, coordenadores, professores e técnicos em educação, professores especializados em educação inclusiva) das Instituições de ensino na cidade de Messias – AL. Com base nas memórias compartilhadas, constatamos que, como sujeitos sócio-históricos imersos numa realidade social, os professores possuem experiências com o brincar que são significativas e constituem sua singularidade no processo de ensino e aprendizagem, repercutindo na forma como os mesmos observam e fazem a mediação das brincadeiras na sua prática docente. Observamos que, através da interação com as atividades que envolvem simbologia e brinquedos, o educando aprende a agir numa esfera cognitiva. Nas brincadeiras, as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes tais como a atenção, a imitação, a memória e a imaginação. Amadurecem, também, algumas capacidades de socialização, por meio de interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais. Esse relato de iniciação à pesquisa está organizado em duas partes, a saber: breve discussão sobre o brincar e a apresentação e discussão dos resultados da pesquisa online realizada por meio de entrevistas.
Abstract: The objective of this work was to investigate what some early childhood education professionals, who work in the municipality of Messias, in Alagoas, think about the importance of playing in this school stage and in child development, reconstructing, in the form of interviews, the perspective of teachers about the playful universe lived. for them with the children. Taking the perspective of the electronically recorded questionnaire as a reference, ten education professionals (Managers, Coordinators, Teachers and Technicians in Education, teachers specialized in Inclusive Education) from the educational institution in the city of Messias - AL were interviewed. Based on shared memories, we found out that, as socio-historical subjects immersed in a social 5 reality, teachers have experiences with playing that are significant and constitute their uniqueness in the teaching and learning process, impacting the way they observe and mediate of games in their teaching practice. It is in the interaction with activities which involve symbology and toys that the student learns to act in a cognitive sphere. In play, children can develop some important skills such as attention, imitation, memory and imagination. Some socialization skills also mature, through interaction and the use and experimentation of rules and social roles. This research initiation report is organized in two parts, namely: a brief discussion about playing and the presentation and discussion of the results of the online research carried out through interviews.
Palavras-chave: Educação Infantil
Profissionalidade
Profissionalismo
Formação
Brincadeira
Child education
Professionality
Professionalism
Training
Joke
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia Ensino a Distância
Citação: MIRANDA, Maria Fabiana Alves de Miranda. Brincadeira na Educação Infantil: concepções de profissionais do Município de Messias - AL. 2023. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10568
Data do documento: 12-abr-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Brincadeira na Educação Infantil - concepções de profissionais do município de Messias - AL.pdf292.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.