00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10568
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Anjos, Cleriston Izidro dos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1040-4909pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7481303031221773pt_BR
dc.contributor.referee1Leite, Maria Cristina Stello-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3002035461254197pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Ana Maria dos-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-6354-9602pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0282596415262796pt_BR
dc.creatorMiranda, Maria Fabiana Alves de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8314766206293085pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-28T20:09:26Z-
dc.date.available2023-02-28-
dc.date.available2023-02-28T20:09:26Z-
dc.date.issued2022-04-12-
dc.identifier.citationMIRANDA, Maria Fabiana Alves de Miranda. Brincadeira na Educação Infantil: concepções de profissionais do Município de Messias - AL. 2023. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10568-
dc.description.abstractThe objective of this work was to investigate what some early childhood education professionals, who work in the municipality of Messias, in Alagoas, think about the importance of playing in this school stage and in child development, reconstructing, in the form of interviews, the perspective of teachers about the playful universe lived. for them with the children. Taking the perspective of the electronically recorded questionnaire as a reference, ten education professionals (Managers, Coordinators, Teachers and Technicians in Education, teachers specialized in Inclusive Education) from the educational institution in the city of Messias - AL were interviewed. Based on shared memories, we found out that, as socio-historical subjects immersed in a social 5 reality, teachers have experiences with playing that are significant and constitute their uniqueness in the teaching and learning process, impacting the way they observe and mediate of games in their teaching practice. It is in the interaction with activities which involve symbology and toys that the student learns to act in a cognitive sphere. In play, children can develop some important skills such as attention, imitation, memory and imagination. Some socialization skills also mature, through interaction and the use and experimentation of rules and social roles. This research initiation report is organized in two parts, namely: a brief discussion about playing and the presentation and discussion of the results of the online research carried out through interviews.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia Ensino a Distânciapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectProfissionalidadept_BR
dc.subjectProfissionalismopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectBrincadeirapt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectProfessionalitypt_BR
dc.subjectProfessionalismpt_BR
dc.subjectTrainingpt_BR
dc.subjectJokept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleBrincadeira na Educação Infantil: concepções de profissionais do Município de Messias - ALpt_BR
dc.title.alternativePlay in early chilhood education: conceptions of professionals in the ministry of Messias - ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO trabalho teve como objetivo investigar o que pensam alguns profissionais da educação infantil que atuam no município de Messias em Alagoas sobre a importância do brincar nessa etapa escolar e de desenvolvimento infantil reconstruindo, em forma de entrevistas, a ótica dos docentes sobre o universo lúdico vivido por eles junto às crianças. Tomando como referência a perspectiva do questionário gravado por meio eletrônico, foram entrevistados dez profissionais da Educação (gestores, coordenadores, professores e técnicos em educação, professores especializados em educação inclusiva) das Instituições de ensino na cidade de Messias – AL. Com base nas memórias compartilhadas, constatamos que, como sujeitos sócio-históricos imersos numa realidade social, os professores possuem experiências com o brincar que são significativas e constituem sua singularidade no processo de ensino e aprendizagem, repercutindo na forma como os mesmos observam e fazem a mediação das brincadeiras na sua prática docente. Observamos que, através da interação com as atividades que envolvem simbologia e brinquedos, o educando aprende a agir numa esfera cognitiva. Nas brincadeiras, as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes tais como a atenção, a imitação, a memória e a imaginação. Amadurecem, também, algumas capacidades de socialização, por meio de interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais. Esse relato de iniciação à pesquisa está organizado em duas partes, a saber: breve discussão sobre o brincar e a apresentação e discussão dos resultados da pesquisa online realizada por meio de entrevistas.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Brincadeira na Educação Infantil - concepções de profissionais do município de Messias - AL.pdf292.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.