00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10565
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância de uma metodologia em sala de aula: proposta de ensino dos conceitos de fração e de porcentagem através do tangram para a resolução de problemas
Título(s) alternativo(s): The importance of an active methodology in the classroom: proposal for teaching fraction and percentage concepts through tangram for problem solving
Autor(es): Acacio, Ana Clecia da Silva
Primeiro Orientador: Mendonça, Fernando Antonio Cavalcante
metadata.dc.contributor.referee1: Castro, Diogo Meurer de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Gilmar Teodozio
Resumo: O presente artigo consiste em um estudo de caso feito com aporte teórico referenciado de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), descritos para os anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental, além das Competências e Habilidades. Fundamenta-se no conteúdo de porcentagem e fração, analisa-se uma conexão entre a ludicidade dos jogos e o processo de ensino-aprendizagem. É proposta a associação da porcentagem ao conceito de fração com a utilização de jogo milenar intitulado Tangram, que tem origem chinesa, como metodologia de ensino para melhoria do ambiente escolar, deixando mais aprazível o estudo de Matemática. A partir disso, é abordado o conteúdo ludicamente, através da utilização do jogo Tangram como sugestão de recurso para as resoluções propostas, também norteadas para o cotidiano, de modo que os alunos compreendam facilmente seu conceito e suas possíveis aplicações na prática.
Abstract: This paper consists of a case study carried out with theoretical support referenced in accordance with the National Common Curricular Base (BNCC), described for the initial and final years of Elementary Education, in addition to the Competencies and Skills. Based on the percentage and fraction content, a connection between the playfulness of the games and the teaching-learning process is analyzed. It is proposed to associate the percentage to the concept of fraction with the use of an ancient game called Tangram, which has Chinese origin, as a teaching methodology to improve the school environment, making the study of Mathematics more pleasant. From this, the content is approached playfully, through the use of the Tangram game as a resource suggestion for the proposed resolutions, also guided for daily life, so that students easily understand its concept and its possible applications in practice
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Porcentagem
Fração
Ludicidade
Tangram
Mathematics teaching
Percentage
Fraction
Playfulness
Tangram
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Matemática
Citação: ACACIO, Ana Clecia da Silva. A importância de uma metodologia em sala de aula: proposta de ensino dos conceitos de fração e de porcentagem através do tangram para a resolução de problemas. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática, Curso de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10565
Data do documento: 18-mar-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.