00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10371
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fireman, Elton Casado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8569068916474005pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Givaldo Oliveira dos-
dc.contributor.referee2Santos, Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos-
dc.creatorLima, Camilla Regina da Silva-
dc.date.accessioned2023-02-02T22:11:11Z-
dc.date.available2023-02-02-
dc.date.available2023-02-02T22:11:11Z-
dc.date.issued2022-03-03-
dc.identifier.citationLIMA, Camila Regina da Silva. O ensino de probabilidade nos anos iniciais: olhares a partir dos documentos oficiais e dos livros didáticos do PNLD. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10371-
dc.description.abstractMathematics, until today, is considered by many as abstract and full of meaningless concepts. However, what many may not know, and what has been revealed over the years, is how it is so present in the lives of human beings. The way how mathematical concepts are presented in the classes contribute significantly to the the opinion that is formed about this area of knowledge. The resources employed to achieve this goal is important too. Probability is one of the many contents with total connection to people's daily lives. Knowing how it has been taught over the years in the classroom is such important for understanding of mathematics education. In this way, the present work intends to verify how the teaching of Probability occurs in Elementary School, through the analysis of collections of textbooks approved by the National Textbook Plan - PNLD 2019, the analysis of textbooks BARDIN (1979), and also analysis of the scientific productions which contained this subject and how the official documents approach it.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProbabilidadept_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleO ensino de probabilidade nos anos iniciais: olhares a partir dos documentos oficiais e dos livros didáticos do PNLDpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA Matemática, até os anos atuais, é considerada por muitos como abstrata e repleta de conceitos sem finalidade. Porém, o que muitos talvez não saibam, e que vem se revelando ao longo dos anos, é de como ela está presente em tudo na vida dos seres humanos. A forma como os conceitos matemáticos são apresentados nas aulas contribui bastante para a opinião que é formada sobre essa área do conhecimento, e os recursos utilizados também têm a sua contribuição. Probabilidade é um dos muitos conteúdos com total ligação ao dia a dia das pessoas, e saber como ele tem sido trabalhado ao longo dos anos em sala de aula é de grande importância para o entendimento acerca da educação matemática. Desse modo, o presente trabalho, de caráter documental, buscou verificar como se dá o ensino de Probabilidade no Ensino Fundamental Anos Iniciais, através da análise de coleções de livros didáticos aprovadas pelo Plano Nacional do Livro Didático – PNLD 2019, através da análise de conteúdo de BARDIN (1979), e analisar também sobre as produções científicas acerca do tema e como os documentos oficiais o abordam.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.