Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10308
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O profissional de Ciências Contábeis e o exercício da docência no ensino superior |
Título(s) alternativo(s): | The professional of accounting sciences and the exercise of teaching in higher education |
Autor(es): | Cavalcante, João Lucas de Oliveira Aquino, Thassio Severino Tomaz de |
Primeiro Orientador: | Fernandes, Ana Paula Lima Marques |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cavalcante, Paulo Sérgio |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Edilson dos Santos |
Resumo: | Esse estudo teve como objetivo compreender como ocorre a formação pedagógica do professor de contabilidade no ensino superior. Para que o mesmo fosse alcançado, utilizou-se da pesquisa qualitativa e como procedimento metodológico, fora aplicada a pesquisa bibliográfica. A construção de pesquisa se deu a partir da análise de material bibliográfico de pesquisadores que desenvolvem suas pesquisas com base na formação docente para o ensino superior, bem como a formação pedagógica para professores de contabilidade. Ao concluir, observa-se que a formação pedagógica de professores para o ensino superior, especificamente de professores de contabilidade, ainda é uma questão de segundo plano, tendo em vista que esses profissionais dividem seu tempo em uma dupla jornada de trabalho: a docência e a profissão de contador. Nesse sentido, compreende-se que, embora não seja obrigatória, as universidades devem incentivar e valorizar a formação pedagógica, entendendo-a não como um estorvo, mas como um dos pilares da universidade, que é o ensino de qualidade. |
Abstract: | This study aimed to understand how the pedagogical training of the accounting professor in higher education occurs. In order to achieve this, a qualitative research was used, and as a methodological procedure, a bibliographic research was applied. The research construction was based on the analysis of bibliographic material from researchers who develop their research based on teacher training for higher education, as well as pedagogical training for accounting professors. In conclusion, it is observed that the pedagogical training of higher education teachers, specifically accounting teachers, is still a second plan issue, considering that these professionals divide their time in a double work day: teaching and the accounting profession. In this sense, it is understood that, although it is not mandatory, universities should encourage and value pedagogical training, understanding it not as a hindrance, but as one of the pillars of the university, which is quality teaching. |
Palavras-chave: | Formação docente Ensino superior Ensino de Contabilidade Teacher Training Higher Education Teaching Accounting |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Ciências Contábeis |
Citação: | CAVALCANTE, João Lucas de Oliveira; AQUINO, Thassio Severino Tomaz de. O profissional de Ciências Contábeis e o exercício da docência no ensino superior. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10308 |
Data do documento: | 22-out-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FEAC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O PROFISSIONAL DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR.pdf | 595.26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.