00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10308
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fernandes, Ana Paula Lima Marques-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5321776711537016pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalcante, Paulo Sérgio-
dc.contributor.referee2Silva, Edilson dos Santos-
dc.creatorCavalcante, João Lucas de Oliveira-
dc.creatorAquino, Thassio Severino Tomaz de-
dc.date.accessioned2023-01-30T18:12:30Z-
dc.date.available2022-12-14-
dc.date.available2023-01-30T18:12:30Z-
dc.date.issued2021-10-22-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, João Lucas de Oliveira; AQUINO, Thassio Severino Tomaz de. O profissional de Ciências Contábeis e o exercício da docência no ensino superior. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10308-
dc.description.abstractThis study aimed to understand how the pedagogical training of the accounting professor in higher education occurs. In order to achieve this, a qualitative research was used, and as a methodological procedure, a bibliographic research was applied. The research construction was based on the analysis of bibliographic material from researchers who develop their research based on teacher training for higher education, as well as pedagogical training for accounting professors. In conclusion, it is observed that the pedagogical training of higher education teachers, specifically accounting teachers, is still a second plan issue, considering that these professionals divide their time in a double work day: teaching and the accounting profession. In this sense, it is understood that, although it is not mandatory, universities should encourage and value pedagogical training, understanding it not as a hindrance, but as one of the pillars of the university, which is quality teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEnsino de Contabilidadept_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.subjectHigher Educationpt_BR
dc.subjectTeaching Accountingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.titleO profissional de Ciências Contábeis e o exercício da docência no ensino superiorpt_BR
dc.title.alternativeThe professional of accounting sciences and the exercise of teaching in higher educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsse estudo teve como objetivo compreender como ocorre a formação pedagógica do professor de contabilidade no ensino superior. Para que o mesmo fosse alcançado, utilizou-se da pesquisa qualitativa e como procedimento metodológico, fora aplicada a pesquisa bibliográfica. A construção de pesquisa se deu a partir da análise de material bibliográfico de pesquisadores que desenvolvem suas pesquisas com base na formação docente para o ensino superior, bem como a formação pedagógica para professores de contabilidade. Ao concluir, observa-se que a formação pedagógica de professores para o ensino superior, especificamente de professores de contabilidade, ainda é uma questão de segundo plano, tendo em vista que esses profissionais dividem seu tempo em uma dupla jornada de trabalho: a docência e a profissão de contador. Nesse sentido, compreende-se que, embora não seja obrigatória, as universidades devem incentivar e valorizar a formação pedagógica, entendendo-a não como um estorvo, mas como um dos pilares da universidade, que é o ensino de qualidade.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FEAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O PROFISSIONAL DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR.pdf595.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.