Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10108
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O efeito barreira e o “outro lado da pista”: um estudo sobre a cidade de Teotônio Vilela - AL |
Título(s) alternativo(s): | The barrier effect and the “other side of the lane”: a study on the city of Teotônio Vilela - AL |
Autor(es): | Silva, Reimildo Barbosa da. |
Primeiro Orientador: | Silva, Paulo Rogerio de Freitas |
metadata.dc.contributor.referee1: | Marisco, Luciane Maranha de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Calheiros, Silvana Quintella Cavalcanti |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo analisar o Efeito Barreira na cidade de Teotônio Vilela - AL no ano de 2020, causado pela Rodovia Federal BR-101, identificando as suas principais implicações na mobilidade e acessibilidade dos moradores do bairro Sebastião Vilela dos Santos, conhecido popularmente pelos moradores do centro da cidade por “outro lado da pista”. Com base no referencial teórico utilizado, foi possível entender que o Efeito Barreira corresponde a qualquer elemento natural, instalado ou edificado, que impeça a livre acessibilidade de rotas, espaço, mobiliário ou equipamento urbano, sendo assim, uma barreira arquitetônica no espaço urbano, ou uma barreira ambiental. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que teve em seu procedimento técnico a realização de revisão e levantamento teórico em autores como Corrêa (1989; 2001), Santos (2006; 2012), Villaça (2001), Mouette (2004), Souza (2008; 2011), Del Rio (1990) e outros, a fim de identificar os conceitos e variáveis essências para se entender o Espaço Urbano e o Efeito Barreira. A partir do estudo desse levantamento teórico, foi possível elaborar um método de pesquisa, baseado na aplicação de questionários junto à população da área afetada pelo Efeito Barreira. Os resultados permitem constatar que o Efeito Barreira além de se encontrar presente na área de estudo, afeta a mobilidade dos moradores do bairro, em que a dificuldade de atravessar a rodovia e a sensação de insegurança são os principais influenciadores dessa problemática. |
Abstract: | This study aimed to analyze the Barrier Effect in the city of Teotônio Vilela - AL in 2020, caused by the Federal Highway BR-101, identifying its main implications for mobility and accessibility of residents of the Sebastião Vilela dos Santos neighborhood, popularly known for the downtown residents as the “outro lado da pista” (other side of the lane). Based on the theoretical framework used, it was possible to understand that the Barrier Effect corresponds to any natural element, installed or built, that prevents the free accessibility of routes, space, furniture or urban equipment, thus, an architectural barrier in urban space, or an environmental barrier. This is a research with a qualitative approach, which had in its technical procedure a review and theoretical survey in authors such as Corrêa (1989; 2001), Santos (2006; 2012), Villaça (2001), Mouette (2004), Souza (2008; 2011), Del Rio (1990) and others, in order to identify the essential concepts and variables to understand the Urban Space and the Barrier Effect. From the study of this theoretical survey, it was possible to develop a research method, based on the application of questionnaires to the population of the area affected by the Barrier Effect. The results show that the Barrier Effect in addition to being present in the study area, affects the mobility of esidents of the neighborhood, in which the difficulty of crossing the highway and the feeling of insecurity are the main influencers of this problem. |
Palavras-chave: | Sebastião Vilela dos Santos (Teotônio Vilela, AL) Barreiras arquitetônicas Mobilidade urbana Rodovias Neighborhood Barrier Effect Mobility Highway Teotônio Vilela |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Geografia |
Citação: | SILVA, Reimildo Barbosa da. O efeito barreira e o “outro lado da pista”: um estudo sobre a cidade de Teotônio Vilela - AL. 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curso de Geografia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10108 |
Data do documento: | 20-jul-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O efeito barreira e o “outro lado da pista” um estudo sobre a cidade de Teotônio Vilela - AL.pdf | 2.48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.