00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10108
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Paulo Rogerio de Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7291026502561817pt_BR
dc.contributor.referee1Marisco, Luciane Maranha de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1026724424596950pt_BR
dc.contributor.referee2Calheiros, Silvana Quintella Cavalcanti-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2473271433942793pt_BR
dc.creatorSilva, Reimildo Barbosa da.-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9699410863966367pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-02T18:47:54Z-
dc.date.available2022-07-13-
dc.date.available2023-01-02T18:47:54Z-
dc.date.issued2021-07-20-
dc.identifier.citationSILVA, Reimildo Barbosa da. O efeito barreira e o “outro lado da pista”: um estudo sobre a cidade de Teotônio Vilela - AL. 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curso de Geografia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10108-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the Barrier Effect in the city of Teotônio Vilela - AL in 2020, caused by the Federal Highway BR-101, identifying its main implications for mobility and accessibility of residents of the Sebastião Vilela dos Santos neighborhood, popularly known for the downtown residents as the “outro lado da pista” (other side of the lane). Based on the theoretical framework used, it was possible to understand that the Barrier Effect corresponds to any natural element, installed or built, that prevents the free accessibility of routes, space, furniture or urban equipment, thus, an architectural barrier in urban space, or an environmental barrier. This is a research with a qualitative approach, which had in its technical procedure a review and theoretical survey in authors such as Corrêa (1989; 2001), Santos (2006; 2012), Villaça (2001), Mouette (2004), Souza (2008; 2011), Del Rio (1990) and others, in order to identify the essential concepts and variables to understand the Urban Space and the Barrier Effect. From the study of this theoretical survey, it was possible to develop a research method, based on the application of questionnaires to the population of the area affected by the Barrier Effect. The results show that the Barrier Effect in addition to being present in the study area, affects the mobility of esidents of the neighborhood, in which the difficulty of crossing the highway and the feeling of insecurity are the main influencers of this problem.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSebastião Vilela dos Santos (Teotônio Vilela, AL)pt_BR
dc.subjectBarreiras arquitetônicaspt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectRodoviaspt_BR
dc.subjectNeighborhoodpt_BR
dc.subjectBarrier Effectpt_BR
dc.subjectMobilitypt_BR
dc.subjectHighwaypt_BR
dc.subjectTeotônio Vilelapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleO efeito barreira e o “outro lado da pista”: um estudo sobre a cidade de Teotônio Vilela - ALpt_BR
dc.title.alternativeThe barrier effect and the “other side of the lane”: a study on the city of Teotônio Vilela - ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo analisar o Efeito Barreira na cidade de Teotônio Vilela - AL no ano de 2020, causado pela Rodovia Federal BR-101, identificando as suas principais implicações na mobilidade e acessibilidade dos moradores do bairro Sebastião Vilela dos Santos, conhecido popularmente pelos moradores do centro da cidade por “outro lado da pista”. Com base no referencial teórico utilizado, foi possível entender que o Efeito Barreira corresponde a qualquer elemento natural, instalado ou edificado, que impeça a livre acessibilidade de rotas, espaço, mobiliário ou equipamento urbano, sendo assim, uma barreira arquitetônica no espaço urbano, ou uma barreira ambiental. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que teve em seu procedimento técnico a realização de revisão e levantamento teórico em autores como Corrêa (1989; 2001), Santos (2006; 2012), Villaça (2001), Mouette (2004), Souza (2008; 2011), Del Rio (1990) e outros, a fim de identificar os conceitos e variáveis essências para se entender o Espaço Urbano e o Efeito Barreira. A partir do estudo desse levantamento teórico, foi possível elaborar um método de pesquisa, baseado na aplicação de questionários junto à população da área afetada pelo Efeito Barreira. Os resultados permitem constatar que o Efeito Barreira além de se encontrar presente na área de estudo, afeta a mobilidade dos moradores do bairro, em que a dificuldade de atravessar a rodovia e a sensação de insegurança são os principais influenciadores dessa problemática.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O efeito barreira e o “outro lado da pista” um estudo sobre a cidade de Teotônio Vilela - AL.pdf2.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.