00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10020
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Um esporte criado na escola: do surgimento a análise das regras do Football Goalpost
Título(s) alternativo(s): A sport created at school: from the emergence to the analysis of Football Goalpost rules
Autor(es): Silva, Simone Maria da
Primeiro Orientador: Rodrigues, Natália de Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Moura, Eriberto José Lessa de
metadata.dc.contributor.referee2: Cirino, Carolina
Resumo: O presente trabalho apresenta a história da criação de uma modalidade esportiva, nomeada como Football Goalpost, criada por um professor de Educação Física, ressaltando a importância do contexto escolar como ambiente de criação e divulgação das práticas culturais de movimento, além de analisar a estrutura do jogo utilizando os elementos teóricos da Pedagogia do Esporte. Para alcançar essas finalidades, o trabalho foi organizado em tópicos que apresentaram o relato de experiência da disciplina de Estágio Obrigatório, o qual possibilitou o conhecimentos da modalidade, a revisão de literatura abordou o assunto do ensino do esporte na escola e a visão da Pedagogia do Esporte, ainda dentro dessa proposta, foi feita uma análise documental de sites e entrevistas a respeito da modalidade, afim de reescrever a história do Fotball Goalpost, bem como apresentar a análise de sua estrutura, lógica interna e praxiologia motriz. Na análise dos elementos estruturantes dos jogos esportivos coletivos proposto por Bayer, as seis invariantes foram observadas dentro da construção da modalidade Football Goalpost. Em relação a análise de interação motriz e lógica internas de Parlebas, a modalidade possui como objetivo fazer gols na baliza adversária e evitar gol na própria baliza, é um esporte de cooperação e oposição ao mesmo tempo. Na interação com o material, esse pode ser manuseado com as mãos, pés e cabeça, durante o jogo os jogadores apresentam as principais ações motrizes quando estão desempenhando suas funções. Portanto, o Football Goalpost é uma modalidade esportiva, criada no ambiente escolar, por um professor de Educação Física, com o objetivo de suprir uma necessidade específica daquele ambiente.
Abstract: The present work presents the history of the creation of a sport, named as Football Goalpost, created by a Physical Education teacher, emphasizing the importance of the school context as an environment for the creation and dissemination of cultural practices of movement, in addition to analyzing the structure of the game using the theoretical elements of Sport Pedagogy.To achieve these purposes, the work was organized into topics that presented the experience report of the Mandatory Internship discipline, which enabled the knowledge of the modality, the literature review addressed the issue of teaching sport at school and the vision of Pedagogy of Sport, still within this proposal, a documentary analysis of websites and interviews about the sport was made, in order to rewrite the history of Fotball Goalpost, as well as presenting the analysis of its structure, internal logic and driving praxiology. In the analysis of the structuring elements of collective sports games proposed by Bayer, the six invariants were observed within the construction of the Football Goalpost modality. In relation to Parlebas' internal logic and motor interaction analysis, the modality aims to score goals in the opponent's goal and avoid own goal, it is a sport of cooperation and opposition at the same time. In the interaction with the material, it can be handled with the hands, feet and head, during the game the players present the main driving actions when they are performing their functions. Therefore, Football Goalpost is a sport, created in the school environment, by a Physical Education teacher, with the objective of meeting a specific need of that environment.
Palavras-chave: Pedagogia do esporte
Educação física escolar
Esporte de invasão
Sport Pedagogy
School Physical Education
Invasion sports
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física
Citação: SILVA, Simone Maria da. Um esporte criado na escola: do surgimento a análise das regras do Football Goalpost. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Esporte, Curso de Educação Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10020
Data do documento: 16-dez-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Um esporte criado na escola - do surgimento a análise das regras do Football Goalpost.pdf1.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.