00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6732
Tipo: Dissertação
Título: A prática da pesquisa e o curso de Pedagogia: perspectivas de professores formadores
Título(s) alternativo(s): The practice of research and the Pedagogy course: perspectives of teacher trainers
Autor(es): Silva, Danilo Cardoso da
Primeiro Orientador: Lima, Walter Matias
metadata.dc.contributor.referee1: Freitas, Marinaide Lima de Queiroz
metadata.dc.contributor.referee2: Amorim, Roseane Maria
Resumo: Este estudo insere-se nas discussões mais amplas sobre a pesquisa na formação de professores da educação básica. O objetivo concentrou-se em compreender as perspectivas de professores do curso de Pedagogia do Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) acerca da prática de pesquisa na formação de professores. A fundamentação teórica está baseada nas ideias de diferentes autores que formularam reflexões sobre formação docente, curso de Pedagogia e a relação ensino/pesquisa, tendo como referenciais Brzezinski (2015), Scheibe e Durli (2011), Souza e Coimbra (2015), Léda e Mancebo (2009), Durli e Bazzo (2008), Scheibe e Bazzo (2016), Gatti (2016), Saviani (2007), Dourado (2016), Santos (2012), André (2012), Demo (2011), Lüdke (2012), Franco (2012) Ghedin, Oliveira e Almeida (2015), Severino (2009), dentre outros. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, cujos instrumentos de coleta foram: aplicação de questionário de autoaplicação a professores do curso de Pedagogia do CEDU/UFAL e análise de documentos relativos à proposta formativa da instituição. O tratamento dos dados foi por meio da análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados mostraram, por meio das falas dos docentes, uma multiplicidade de perspectivas acerca da prática da pesquisa na formação de professores: alguns estão ancorados em esquemas estabelecidos pela tradição acadêmica, mas muitos apontam para modelos mais flexíveis. O quadro amplo de formadores da instituição pode convergir para abordagens muito distintas de pesquisa, mas ressaltamos que isso não pode representar o abandono de uma visão coletiva de pesquisa entre os formadores.
Abstract: This study is included in broader discussions on research in the training of basic education teachers. The objective focused on understanding the perspectives of teachers of the Pedagogy course of the Education Center (CEDU) of the Federal University of Alagoas (UFAL) about the practice of research in teacher training. The theoretical foundation is based on the ideas of different authors who formulated reflections on teacher education, pedagogy course and the theoretical foundation is based on the ideas of different authors who formulated reflections on teacher education, pedagogy course and the teaching/research relationship, having as references Brzezinski (2015), Scheibe and Durli (2011), Souza and Coimbra (2015), Léda and Mancebo (2009),Durli and Bazzo (2008), Scheibe and Bazzo (2016), Gatti (2016), Saviani (2007), Dourado (2016), Santos (2012), André (2012), Demo (2011), Lüdke (2012), Franco (2012) Ghedin, Oliveira and Almeida (2015), Severino (2009), among others. This is a qualitative study, whose collection instruments were: application of a self-application questionnaire to teachers of the Pedagogy course of CEDU/UFAL and examination of documents relating to the institution's training proposal. The data processing was through the content analysis of Bardin (2011). The results showed, through the teachers' statements, a multiplicity of perspectives about the practice of research in teacher education: some are anchored in schemes established by academic tradition, but many point to more flexible models. The institution's broad framework of trainers may converge on for very different research approaches, but we emphasize that this cannot be represent the abandonment of a collective vision of research among trainers.
Palavras-chave: Formação Docente
Ensino e Pesquisa
Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Alagoas
Teacher Training
Teaching and Research
Pedagogy Course - Federal University of Alagoas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Danilo Cardoso da. A prática da pesquisa e o curso de pedagogia: perspectivas de professores formadores. 2020. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6732
Data do documento: 8-nov-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A prática da pesquisa e o curso de pedagogia: perspectivas de professores formadores.pdf1.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.