00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6732
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Walter Matias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0941145152986197pt_BR
dc.contributor.referee1Freitas, Marinaide Lima de Queiroz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0771452713521203pt_BR
dc.contributor.referee2Amorim, Roseane Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8200426055017604pt_BR
dc.creatorSilva, Danilo Cardoso da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1195741682824679pt_BR
dc.date.accessioned2020-02-27T21:16:01Z-
dc.date.available2020-02-27-
dc.date.available2020-02-27T21:16:01Z-
dc.date.issued2019-11-08-
dc.identifier.citationSILVA, Danilo Cardoso da. A prática da pesquisa e o curso de pedagogia: perspectivas de professores formadores. 2020. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6732-
dc.description.abstractThis study is included in broader discussions on research in the training of basic education teachers. The objective focused on understanding the perspectives of teachers of the Pedagogy course of the Education Center (CEDU) of the Federal University of Alagoas (UFAL) about the practice of research in teacher training. The theoretical foundation is based on the ideas of different authors who formulated reflections on teacher education, pedagogy course and the theoretical foundation is based on the ideas of different authors who formulated reflections on teacher education, pedagogy course and the teaching/research relationship, having as references Brzezinski (2015), Scheibe and Durli (2011), Souza and Coimbra (2015), Léda and Mancebo (2009),Durli and Bazzo (2008), Scheibe and Bazzo (2016), Gatti (2016), Saviani (2007), Dourado (2016), Santos (2012), André (2012), Demo (2011), Lüdke (2012), Franco (2012) Ghedin, Oliveira and Almeida (2015), Severino (2009), among others. This is a qualitative study, whose collection instruments were: application of a self-application questionnaire to teachers of the Pedagogy course of CEDU/UFAL and examination of documents relating to the institution's training proposal. The data processing was through the content analysis of Bardin (2011). The results showed, through the teachers' statements, a multiplicity of perspectives about the practice of research in teacher education: some are anchored in schemes established by academic tradition, but many point to more flexible models. The institution's broad framework of trainers may converge on for very different research approaches, but we emphasize that this cannot be represent the abandonment of a collective vision of research among trainers.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAL - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectEnsino e Pesquisapt_BR
dc.subjectCurso de Pedagogia - Universidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.subjectTeaching and Researchpt_BR
dc.subjectPedagogy Course - Federal University of Alagoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA prática da pesquisa e o curso de Pedagogia: perspectivas de professores formadorespt_BR
dc.title.alternativeThe practice of research and the Pedagogy course: perspectives of teacher trainerspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste estudo insere-se nas discussões mais amplas sobre a pesquisa na formação de professores da educação básica. O objetivo concentrou-se em compreender as perspectivas de professores do curso de Pedagogia do Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) acerca da prática de pesquisa na formação de professores. A fundamentação teórica está baseada nas ideias de diferentes autores que formularam reflexões sobre formação docente, curso de Pedagogia e a relação ensino/pesquisa, tendo como referenciais Brzezinski (2015), Scheibe e Durli (2011), Souza e Coimbra (2015), Léda e Mancebo (2009), Durli e Bazzo (2008), Scheibe e Bazzo (2016), Gatti (2016), Saviani (2007), Dourado (2016), Santos (2012), André (2012), Demo (2011), Lüdke (2012), Franco (2012) Ghedin, Oliveira e Almeida (2015), Severino (2009), dentre outros. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, cujos instrumentos de coleta foram: aplicação de questionário de autoaplicação a professores do curso de Pedagogia do CEDU/UFAL e análise de documentos relativos à proposta formativa da instituição. O tratamento dos dados foi por meio da análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados mostraram, por meio das falas dos docentes, uma multiplicidade de perspectivas acerca da prática da pesquisa na formação de professores: alguns estão ancorados em esquemas estabelecidos pela tradição acadêmica, mas muitos apontam para modelos mais flexíveis. O quadro amplo de formadores da instituição pode convergir para abordagens muito distintas de pesquisa, mas ressaltamos que isso não pode representar o abandono de uma visão coletiva de pesquisa entre os formadores.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A prática da pesquisa e o curso de pedagogia: perspectivas de professores formadores.pdf1.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.