00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6662
Tipo: Dissertação
Título: Ler e escrever na Província de Alagoas: uma análise social sobre a instrução pública alagoana – 1835 a 1875
Autor(es): Oliveira, Andreza Mayara Lins de
Primeiro Orientador: Silva, Gian Carlo de Melo
metadata.dc.contributor.referee1: Menezes, Jeannie da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Albuquerque, Samuel Barros de Medeiros
Resumo: No decorrer da segunda metade do século XX, pesquisas relacionadas à educação vêm ganhando mais espaço na Academia. É dentro dessa proposta que esse trabalho está inserido. A maioria dos pesquisadores analisam a sociedade imperial através da economia, sociedade, família e escravidão, porém, esquecem ou não citam como a educação foi uma das questões mais discutidas durante o período imperial – a partir da Independência no ano de 1822. Publicações sobre o contexto educacional brasileiro ganhou notoriedade a partir de estudos realizando nos anos de 1970. Com a outorga da Constituição de 1824, o ensino de primeiras letras passa a ser obrigatório nas principais vilas e povoados mais populosos das províncias. A presente proposta tem como objetivo mapear aspectos relacionados ao processo educacional brasileiro, focando principalmente no alunado alagoano, questões sobre gênero e etnia também serão debatidos, pois, em alguns mapas escolares, é possível identificar as “qualidades” – etnia dos alunos. Para isso, foram analisados mapas escolares, ofícios emitidos para a delegacia de ensino, ofícios dos professores e relatórios dos presidentes de província.
Abstract: Throughout the second half of the twentieth century, education-related research has been gaining more space in the Academy. It is within this proposal that this work is inserted. Most researchers analyze imperial society through economics, society, family, and slavery. However, they forget or fail to mention how education was one of the most discussed issues during the imperial period - from Independence in the year 1822. Brazilian educational context gained notoriety from studies made by Élia Barbosa Andrade, José Gonçalves Gondra, Alessandra Schueler, Cynthia Greive Veiga, Mary del Priore, etc. With the granting of the Constitution of 1824, the teaching of first letters becomes mandatory in the most populous towns and villages in the provinces. The present proposal aims to map aspects related to the Brazilian educational process, focusing mainly on students from Alagoas, questions about gender and ethnicity will also be discussed, because in some school maps, it is possible to identify the "qualities" - ethnicity of the students. For that, we analyzed school maps, letters issued to the police station, teachers' offices and reports of provincial presidents. The methodology used will be to transform the data collected in the Public Archive of Alagoas into plain text.
Palavras-chave: Alagoas – História – séc. XIX
Educação – Alagoas – 1835-1875
Escolas públicas
Sociedade
Alagoas - History - 19th century XIX
Education - Alagoas - 1835-1875
Public schools
Society
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em História
Citação: OLIVEIRA, Andreza Mayara Lins de. Ler e escrever na Província de Alagoas: uma análise social sobre a instrução pública alagoana – 1835 a 1875. 2020. 125 f. Dissertação (Mestrado em História) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes. Programa de Pós Graduação em História, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6662
Data do documento: 30-mai-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICHCA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.