Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6662
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Gian Carlo de Melo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6816194135811718 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Menezes, Jeannie da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0863557395682263 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Albuquerque, Samuel Barros de Medeiros | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1891722115880803 | pt_BR |
dc.creator | Oliveira, Andreza Mayara Lins de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7394122523713276 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-02-13T16:38:37Z | - |
dc.date.available | 2020-01-28 | - |
dc.date.available | 2020-02-13T16:38:37Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-30 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Andreza Mayara Lins de. Ler e escrever na Província de Alagoas: uma análise social sobre a instrução pública alagoana – 1835 a 1875. 2020. 125 f. Dissertação (Mestrado em História) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes. Programa de Pós Graduação em História, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6662 | - |
dc.description.abstract | Throughout the second half of the twentieth century, education-related research has been gaining more space in the Academy. It is within this proposal that this work is inserted. Most researchers analyze imperial society through economics, society, family, and slavery. However, they forget or fail to mention how education was one of the most discussed issues during the imperial period - from Independence in the year 1822. Brazilian educational context gained notoriety from studies made by Élia Barbosa Andrade, José Gonçalves Gondra, Alessandra Schueler, Cynthia Greive Veiga, Mary del Priore, etc. With the granting of the Constitution of 1824, the teaching of first letters becomes mandatory in the most populous towns and villages in the provinces. The present proposal aims to map aspects related to the Brazilian educational process, focusing mainly on students from Alagoas, questions about gender and ethnicity will also be discussed, because in some school maps, it is possible to identify the "qualities" - ethnicity of the students. For that, we analyzed school maps, letters issued to the police station, teachers' offices and reports of provincial presidents. The methodology used will be to transform the data collected in the Public Archive of Alagoas into plain text. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEAL - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alagoas – História – séc. XIX | pt_BR |
dc.subject | Educação – Alagoas – 1835-1875 | pt_BR |
dc.subject | Escolas públicas | pt_BR |
dc.subject | Sociedade | pt_BR |
dc.subject | Alagoas - History - 19th century XIX | pt_BR |
dc.subject | Education - Alagoas - 1835-1875 | pt_BR |
dc.subject | Public schools | pt_BR |
dc.subject | Society | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.title | Ler e escrever na Província de Alagoas: uma análise social sobre a instrução pública alagoana – 1835 a 1875 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | No decorrer da segunda metade do século XX, pesquisas relacionadas à educação vêm ganhando mais espaço na Academia. É dentro dessa proposta que esse trabalho está inserido. A maioria dos pesquisadores analisam a sociedade imperial através da economia, sociedade, família e escravidão, porém, esquecem ou não citam como a educação foi uma das questões mais discutidas durante o período imperial – a partir da Independência no ano de 1822. Publicações sobre o contexto educacional brasileiro ganhou notoriedade a partir de estudos realizando nos anos de 1970. Com a outorga da Constituição de 1824, o ensino de primeiras letras passa a ser obrigatório nas principais vilas e povoados mais populosos das províncias. A presente proposta tem como objetivo mapear aspectos relacionados ao processo educacional brasileiro, focando principalmente no alunado alagoano, questões sobre gênero e etnia também serão debatidos, pois, em alguns mapas escolares, é possível identificar as “qualidades” – etnia dos alunos. Para isso, foram analisados mapas escolares, ofícios emitidos para a delegacia de ensino, ofícios dos professores e relatórios dos presidentes de província. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICHCA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ler e escrever na Província de Alagoas: uma análise social sobre a instrução pública alagoana – 1835 a 1875.pdf | 3.13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.