00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5433
Tipo: Dissertação
Título: Introdução à Teoria dos números: uma nova proposta para Educação Básica
Título(s) alternativo(s): Introduction to Number Theory: a new proposal for Basic Education
Autor(es): Silva, Nicholas Ursulino da
Primeiro Orientador: Silva Junior, Rinaldo Vieira da
metadata.dc.contributor.referee1: Melo, Márcio Cavalcante de
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Márcio Silva
Resumo: O presente trabalho apresenta resultados de uma investigação que teve como objetivo implementar o conteúdo de Teoria dos Números no ensino básico, buscando e implementando esses novos conhecimentos com o objetivo de melhorar o desempenho dos alunos nas soluções de problemas matemáticos, além de reduzir o tempo gasto para a solução destes problemas. Optamos por uma abordagem qualitativa, utilizando pesquisa documental e de campo. Realizamos entrevistas semiestruturadas com 20 professores de matemática que lecionam na educação básica e com 70 alunos do ensino médio. O estudo permitiu concluir que a implementação da Teoria dos Números na educação básica, melhorou o conhecimento matemático dos alunos, além de diminuir o tempo para solução de problemas. A educação básica constitui-se em um espaço propício para o desenvolvimento de novas habilidades e de ideias matemáticas relevantes.
Abstract: The present work presents results of an investigation that had as objective to implement the content of Number Theory in basic education, seeking and implementing this new knowledge with the objective of improving students' performance in the solutions of mathematical problems, besides reducing the time spent solutions to these problems. We opted for a qualitative approach, utilizing documentary and field research. We conducted semi-structured interviews with 20 mathematics teachers who teach in basic education and 70 high school students. The study allowed to conclude that the implementation of Number Theory in basic education improved the students' mathematical knowledge, as well as reducing the time for solving problems. Basic education is a space conducive to the development of new skills and relevant mathematical ideas.
Palavras-chave: Matemática – Estudo e ensino
Números – Teoria
Educação básica
Aritmética – Resolução de problemas
Mathematics - Study and teaching
Numbers – Theory
Basic Education
Arithmetic - Problem Solving
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: SILVA, Nicholas Ursulino da. Introdução à Teoria dos números: uma nova proposta para Educação básica. 2019. 54 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5433
Data do documento: 15-mar-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Introdução à Teoria dos números uma nova proposta para Educação Básica.pdfIntrodução à Teoria dos números: uma nova proposta para Educação Básica1.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.