00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5433
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva Junior, Rinaldo Vieira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9156830519836354pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Márcio Cavalcante de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8566043600354286pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Márcio Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1541276246771533pt_BR
dc.creatorSilva, Nicholas Ursulino da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2698168993271302pt_BR
dc.date.accessioned2019-07-12T19:06:42Z-
dc.date.available2019-05-22-
dc.date.available2019-07-12T19:06:42Z-
dc.date.issued2019-03-15-
dc.identifier.citationSILVA, Nicholas Ursulino da. Introdução à Teoria dos números: uma nova proposta para Educação básica. 2019. 54 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5433-
dc.description.abstractThe present work presents results of an investigation that had as objective to implement the content of Number Theory in basic education, seeking and implementing this new knowledge with the objective of improving students' performance in the solutions of mathematical problems, besides reducing the time spent solutions to these problems. We opted for a qualitative approach, utilizing documentary and field research. We conducted semi-structured interviews with 20 mathematics teachers who teach in basic education and 70 high school students. The study allowed to conclude that the implementation of Number Theory in basic education improved the students' mathematical knowledge, as well as reducing the time for solving problems. Basic education is a space conducive to the development of new skills and relevant mathematical ideas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectNúmeros – Teoriapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectAritmética – Resolução de problemaspt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectNumbers – Theorypt_BR
dc.subjectBasic Educationpt_BR
dc.subjectArithmetic - Problem Solvingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleIntrodução à Teoria dos números: uma nova proposta para Educação Básicapt_BR
dc.title.alternativeIntroduction to Number Theory: a new proposal for Basic Educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta resultados de uma investigação que teve como objetivo implementar o conteúdo de Teoria dos Números no ensino básico, buscando e implementando esses novos conhecimentos com o objetivo de melhorar o desempenho dos alunos nas soluções de problemas matemáticos, além de reduzir o tempo gasto para a solução destes problemas. Optamos por uma abordagem qualitativa, utilizando pesquisa documental e de campo. Realizamos entrevistas semiestruturadas com 20 professores de matemática que lecionam na educação básica e com 70 alunos do ensino médio. O estudo permitiu concluir que a implementação da Teoria dos Números na educação básica, melhorou o conhecimento matemático dos alunos, além de diminuir o tempo para solução de problemas. A educação básica constitui-se em um espaço propício para o desenvolvimento de novas habilidades e de ideias matemáticas relevantes.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Introdução à Teoria dos números uma nova proposta para Educação Básica.pdfIntrodução à Teoria dos números: uma nova proposta para Educação Básica1.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.