00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5167
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Problemas multiplicativos envolvendo combinatória: estratégias de resolução de alunos do 4º ano do Ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Multiplative problems involving combination: strategies for the resolution of the 4th year of Education fundamental
Autor(es): Farias, Mércia Cristina dos Santos
Primeiro Orientador: Oliveira, Carloney Alves de
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Viviane de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Freitas, Raphael de Oliveira
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal analisar as estratégias dos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental 1 ao resolverem problemas multiplicativos envolvendo combinatória, promovendo assim o desenvolvimento do raciocínio lógico desde os Anos Iniciais. Além disso, a pesquisa tem como objetivos específicos norteadores: Identificar as estratégias que os alunos utilizam para resolver problemas multiplicativos envolvendo combinatória e compreender como a resolução de problemas auxilia na evolução do raciocínio combinatório dos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental 1. Para o avanço da temática utilizamos o referencial-teórico: Pessoa (2011), Kamii (2004), Fiorentini e Lorenzato (2009), Borba (2013), Saiz (2001), Lima (2012), Brasil (1997), entre outros que discutem sobre a Resolução de Problemas e estratégias para o Ensino de Matemática. O estudo é caracterizado como qualitativo do tipo estudo de caso. Foram observado as estratégias e resolução dos 30 alunos do 4º ano de uma escola pública do município de Maceió. Durante a oficina pedagógica utilizamos como instrumento para coleta de dados, a observação direta dos participantes e registos fotográficos das resoluções, anotações sobre os dilemas e caminhos que os alunos traçaram para atingir o objetivo. Notamos que, os estudantes resolveram as situações problemas envolvendo combinatória por meio do raciocínio lógico baseando-se nos conceitos multiplicativos, além disso, não utilizaram somente a esquematização por meio do algoritmo, mas também, o desenho para esquematizar e encontrar as soluções dos problemas. Neste sentido, estudar tais aplicações de resolução dos problemas multiplicativos envolvendo combinatória expõem que a Matemática não é constituída de procedimentos e sim baseada num raciocínio lógico que está presente nas atividades diárias.
Abstract: The present work has as main objective to analyze the strategies of the students of the 4th year of elementary school 1 when solving multiplicative problems involving combinatorial, hus promoting the logical development from the Initial Years. In addition, the research aims to: dentify the strategies that students use to solve multiplicative problems involving combinatorics and to understand how problem solving helps in the development of combinatorial reasoning in 4th grade students. For development (2011), Kamii(2004), Fiorentini and Lorenzato(2009), Borba (2013), Saiz (2001), Lima (2012), Brazil (1997), among others that discuss the resolution of problems and strategies for the teaching of Mathematics, in addition, the research has a qualitative character, since the approach is the case study observing the strategies and resolution of the 30 students of the 4th year of Elementary School 1 in a public school of the municipality of Maceió. During the workshop we used as an instrument for data collection and analysis the photographic records of the resolutions, annotations about the dilemmas and paths that the students drew to reach the goal. We have noticed that students solved the problems involving combinatorial by means of logical reasoning based on the multiplicative concepts, in addition, they did not use only the chematization through the algorithm, but also, the drawing to schematize and to find the solutions of the problems. In this sense, to study such applicability of resolution of the multiplicative problems involving combinatorial expose that the Mathematics is not constituted of procedures but based on a logical reasoning that is present in the daily activities.
Palavras-chave: Resolução de problemas - Matemática
Matemática - Ensino fundamental
Matemática - Estudo e ensino
Problemas multiplicativos envolvendo combinatória
Problem solving - Mathematics
Mathematics - Elementary School
Multiplicative problems involving combinatorics
Mathematics - Study and teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: FARIAS, Mércia Cristina dos Santos. Problemas multiplicativos envolvendo combinatória: estratégias de resolução de alunos do 4º ano do Ensino fundamental. 2019. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5167
Data do documento: 2-abr-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Problemas multiplicativos envolvendo combinatória. estratégias de resolução de alunos do 4º ano do ensino fundamental.pdfProblemas multiplicativos envolvendo combinatória: estratégias de resolução de alunos do 4º ano do Ensino fundamental1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.