00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF
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Tipo: Dissertação
Título: Coexistência de fases induzida por um mecanismo de direção defensiva em um modelo de autômato celular para fluxo de tráfego
Título(s) alternativo(s): Phase coexistence induced by a mechanism defensive driving in a cellular traffic flow model
Autor(es): Leão Neto, José Pereira
Primeiro Orientador: Silva, Crisógono Rodrigues da
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, André Maurício Conceição de
metadata.dc.contributor.referee2: Lyra, Marcelo Leite
Resumo: Neste trabalho propomos um novo modelo de tráfego, com base no modelo Nagel- Schreckenberg (NaSch), que leva em conta a reação dos condutores numa situação de prevenção no tráfego. Introduzimos uma nova regra que simula o mecanismo de direção defensiva que consiste em diminuir a velocidade dependendo da separação entre os veículos quando o veículo a sua frente freia no tempo anterior. Esse novo mecanismo, quando associado à regra randômica, reduz a velocidade dos carros ajustando suas distâncias e é responsável pelo surgimento de pontos de estrangulamento ao longo da estrada na qual os veículos se movem com velocidade média bem pequena. Além das duas fases do modelo NaSch observamos coexistência das fases de fluxo livre e congestionada, comumente observado num tráfego real. Para valores pequenos da densidade a fase congestionada apresenta características típicas do fluxo sincronizado no qual a parte a jusante do aglomerado de carros se mantém fixo em determinados pontos da estrada, peculiar de um gargalo (estrangulamento). Esses resultados são consistentes com os resultados empíricos observados na teoria de tráfego das três fases.
Abstract: Traffic flow modeling is an elusive example for the emergence of complexity in dynamical systems of interacting objects. In this work, we introduce an extension of the Nagel-Schreckenberg (NaSch) model of vehicle traffic flow that takes into account a defensive driver’s reaction. Such mechanism acts as an additional nearest-neighbor coupling that can trigger avalanches. The defensive reaction dynamical rule consists in reducing the drivers velocity in response to deceleration of the vehicle immediately in front of it whenever the distance is smaller than a security minimum. This new mechanism, when associated to the random deceleration rule due to fluctuations, considerably reduces the mean velocity adjusting the distance between the vehicles. It also produces the emergence of bottlenecks along the road on which the velocity is much lower than the road mean velocity. Besides the two standard phases of the NaSch model corresponding to the free flow and jammed flow, the present model also exhibits an intermediate phase on which these two phases coexists, as it indeed occurs in real traffics. For small values of the density, the jammed phase displays some characteristics of synchronized flow. These finding as consistent with empirical results as well as with the general three-phases traffic theory.
Palavras-chave: Autômato celular
Modelo computacional
Fluxo de tráfego
Cellular automaton
Traffic flow
Computational model
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Física
Citação: LEÃO NETO, José Pereira. Coexistência de fases induzida por um mecanismo de direção defensiva em um modelo de autômato celular para fluxo de tráfego. 2019. 72 f. Dissertação (Mestrado em Física da Matéria Condensada) – Instituto de Física, Programa de Pós Graduação em Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4739
Data do documento: 18-fev-2011
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